Treino de costas – anatomia e exercícios
15 de fevereiro de 2018
Como os tipos de fibras musculares influenciam na hipertrofia muscular
16 de fevereiro de 2018
Treino de costas – anatomia e exercícios
15 de fevereiro de 2018
Como os tipos de fibras musculares influenciam na hipertrofia muscular
16 de fevereiro de 2018

Os casos de artrose vêm crescendo no mundo todo, e muitos clientes da personal trainer online sofrem com esse problema. Nesse artigo vamos falar sobre a doença e como a musculação pode ajudar no tratamento.

A artrose

A Osteoartrite ou Osteoartrose é uma doença que atinge as articulações e tem caráter crônico degenerativo, então ela deve ser tratada para evitar que sua evolução leve a dificuldade de marcha em idosos, visto que a doença atinge especialmente os joelhos e quadril.

Números da artrose

Os casos de artrose variam de 2% a 6% da população, mas atinge cerca de 31% a 34% das mulheres e homens com mais de 60 anos. Um estudo espanhol mostrou dados de 10,2% em adultos e 33,7% das pessoas com 70 a 79 anos.

Causas da artrose

Ainda não se sabe o que leva ao desenvolvimento da doença, mas a idade, história familiar, forma anormal das articulações e certos tipos de trabalho e atividades são fatores de risco para seu desenvolvimento.

Atualmente a hipótese mais aceita é que existem áreas de destruição da cartilagem associada a um aumento da atividade do osso subcondral e formação marginal de osteófitos (bicos de papagaio).

Papel da musculação no tratamento da artrose

Tratamento da artrose

O tratamento da artrose tem como foco a manutenção do movimento articular e a prevenção da dor. Se esses dois fatores forem controlados o indivíduo vai manter sua independência motora e manter as atividades diárias sem nenhuma limitação.

O tratamento pode começar com a fisioterapia e depois evoluir para os cuidados do educador físico que pode usar programas de musculação para tratar a doença. Os pacientes devem buscar a redução do peso corporal para evitar o agravamento da doença.

Musculação e artrose

Os benefícios do treino de musculação para portadores de artrose já foram demonstrados por vários artigos científicos, dentre esses benefícios podemos destacar a redução da dor, melhorara da mobilidade, humor e a qualidade de vida de adultos com artrose.

O treino de musculação também pode contribuir para o controle de outras patologias crônicas que atingem os adultos com artrose, como problemas cardíacos, diabetes e obesidade.

O treino de musculação pode ser feito de 2 a 3 vezes por semana com cargas moderadas, o aluno deve evitar movimentos que promovam dor articular. Sentir algum incômodo ou dor nas articulações e músculos que a cercam, durante ou após o exercício, é comum nas pessoas com artrite.

Então, espere de 4 a 6 semanas após o início de um programa de exercícios para começar a sentir a redução da dor articular. Pois depois desse período a maioria das pessoas com artrite descobre que se continuarem com os exercícios terão alívio significativo da dor a longo prazo.

5 motivos para usar a musculação no tratamento da artrose

  1. O treino de musculação permite o controle de carga de forma precisa a personalizada
  2. Os exercícios podem ser ajustados para qualquer articulação
  3. O ganho de massa magra é mais rápido que nas demais modalidades
  4. Alunos obesos com dificuldade de marcha vão conseguir treinar sem limitações
  5. Como o debito cardíaco é baixo os alunos mais idosos não vão sentir nenhum desconforto cardiovascular ao realizar o treino de musculação

Conclusão

A prática de qualquer tipo de exercícios físico sem alto impacto é benéfico para os pacientes com artrose, mas o treino de musculação é mais eficiente e seguro para o tratamento de alunos com artrose, em especial os com mais de 70 anos que já tem perda de massa magra

Fonte:

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

12 Comments

  1. Eunice disse:

    Parabéns pelo conteúdo do site e pelas importantes informações sobre o benéficio de treinos de musculação para o tratamento de artrose , com pessoas de mais de 70 anos gostei .Obrigado.

  2. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, bom dia!
    Muito obrigado, sem precisar de ajuda com o treino nossa equipe está a disposição
    Att. Prof. Rodrigo Ramos

  3. Leonardo disse:

    Boa tarde professor. Sou discente de fisioterapia e o conteúdo on line tem ajudado bastante. Parabéns pela iniciativa em fundar o site.

  4. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, bom dia!
    Muito obrigado!
    Att

  5. alef disse:

    professor senti uma fisgada bem no meio da patela quando fui pula corda, e comecei fazer musculaçao parou a dor , so que agora parei a musculação e meu joelho para descer escada ele faz estralos e quando fui sair do carro deu uma fisgada, agora estou sentado e quando estico a perna ele da um esttralo o senhor saberia me dizer oque fazer e oque poderia ser?

  6. Dulce disse:

    Professor bom dia, estou com desgastes em todas as juntas do corpo , inclisive na cervical está bastante significativo o desgaste ,entao mesmo assim a musculaçao é indicado? Obrigada.

  7. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, boa noite!
    Sim, você deve fazer a musculação para prevenir a evolução da artrose que é provocada por sua fragilidade muscular.
    Att

  8. Érica disse:

    Boa noite professor posso fazer os exercícios recomendados com pesso na panturrilha,tenho atrose

  9. Rodrigo Ramos disse:

    Sim, com a orientação de um professor você pode realizar qualquer exercício de forma adaptada a suas necessidades

    Att

  10. Cleverson Cardoso disse:

    Ola Bom dia professor, tenho artrose no quadril por impacto ! Bicicleta, flexões de braço e até mesmo pular corda seriam possíveis ?
    Obrigado.

  11. Olá professor, tenho problema de artrose na coluna e escoliose, começei a fazer musculação e na segunda semana as dores
    aumentaram e resolvi parar por esse motivo, sera devo continuar com a musculação esperando que as dores melhorem a longo prazo.

  12. Rodrigo Ramos disse:

    Você precisa de um programa de treino específico para suas necessidades ortopédicas.
    Att

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?