Dor lombar, bases anatômicas do treino de alongamento
1 de março de 2018
Variação da freqüência cardíaca em teste de corrida
2 de março de 2018

O treino de musculação passa por uma evolução contínua, e a equipe da personal trainer online está sempre atenta as novidades. Um conceito muito complexo no treino de musculação é a determinação do nível de treino do aluno.

No estágio inicial, o treino de musculação tem a função de estimular a prevenção, a promoção e a reabilitação da saúde ainda carece de conhecimento. Esse é um dos motivos que levam muitos alunos a procurarem o treino de musculação.

Os objetivos gerais do treino de musculação se dividem da seguinte forma, no treino de  hipertrofia, por exemplo, dizia-se que ele deveria ser realizado com cargas que variassem entre 70 e 85% de 1RM (uma repetição máxima) e com 6 a 12 repetições, independentemente do nível de treinamento do sujeito.

Em 2002, o American College of Sports Medicine (ACSM)1 publicou um posicionamento sobre os modelos de progressão do TF para adultos saudáveis. Nessa revisão, os autores diferenciaram a prescrição do treino de musculação, de acordo com os diferentes objetivos como: força máxima, resistência de força, for­ça explosiva e TF para hipertrofia, bem como pelo nível de treinamento (iniciantes, intermediários e avançados).

Nível de treinamento

O nível do treinamento pode ser classificado de acordo com o tempo decorrido desde seu início. Por se tratar de uma classificação exclusivamente cronológica, é interessante ressaltar que a realização do treinamento durante um determinado período de tempo deve ser suficiente para causar as adap­tações desejadas. Com a proposta do ACSM (2002)’ adaptada, chegou-se à seguinte classificação:

Alunos Iniciantes

Indivíduos sem experiência em treino de musculação ou que não praticam esta modalidade de exercício por um tempo suficiente para rever as adaptações obtidas durante o período anterior de treinamento.

Esse é o tipico aluno que não domina os exercícios gerais e precisa de assistência para identificar os cargas e ajustar os aparelhos.

Alunos intermediários:

Indivíduos que estão em treinamento consistente há aproximadamente seis meses. Esses já dominam os aparelhos e tem programas de treino com várias divisões diferentes como AB, ABC, ABCD ou ABCDE

Alunos Avançados

Indivíduos com pelo menos um ano de experiência em treino de musculação realizado de forma sistemática e que obtiveram ganhos significativos de força e hipertrofia muscular. Esses alunos já fizeram treinos de força, resistência e hipertrofia.

Seu programas seguem um rígida periodização do treinamento com concomitante orientação da nutricionista para que sempre sejam realizados treinos com a melhor performance possível.

Para que o indivíduo seja classificado como nível intermediário ou avançado na musculação, não se deve considerar apenas o fator tempo de treinamento, mas, sobretudo, a relação entre o tempo e a consistência do treinamento.

Com 1 ano de treino posso ser considerado um praticante de nível avançado?

A resposta depende de alguns fatores, por exemplo, da forma como o treinamento foi executado durante esse tempo. Se utilizada a hipótese de uma frequência de treinos de uma vez por semana, é provável que as adaptações fisiológicas não sejam suficientes para classificá-lo como avançado.

Ou seja, se você está treinando a 12 meses mas não tem uma boa frequência, não teve ganhos significativos de força e hipertrofia e não tem um suporte nutricional, então você não pode ser classificado como avançado.

Conclusão

Para uma classificação realista do nível do treinamento, inúmeros fatores devem ser considerados durante o processo, então não é porque você paga a sua academia a 12 meses que dizer que está em um determinado nível de treino.

O tem­po de experiência é apenas uma referência quantitativa que busca facilitar a prescrição do treinamento, desse modo o bom senso do profissional deve ser considerado.

Referência

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?