Papel da leucina no ganho de massa muscular
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13 de abril de 2016Tem se tornado muito popular nos dias de hoje a figura do personal trainer. Hoje em dia, já é possível contratar profissionais de alto nível por preços baixos. Artistas, empresários e atletas eram seus principais clientes. Agora, o leque de clientes é tão enorme quanto a quantidade de profissionais.
E por falar nos professores – de educação física -, eles viram neste mercado a grande chance de se tornarem independentes e ganharem muito dinheiro. Mas como tudo tem um lado ruim, aqui não deixaria de existir. O grande problema é que pessoas sem a qualificação necessária viram uma porta de trabalho e passaram a oferecer o mesmo serviço, com preços que sejam ser “abusivos” de tão baratos. Qual o resultado disso? A desvalorização do profissional realmente qualificado que para não ficar sem emprego, teve que aproximar ou até igualar seus preços com os charlatões que estão à solta.
Quando um cliente quer contratar um personal trainer, o PROCON recomenda obter informações deste profissional no Conselho Regional de Educação Física (CREF), em faculdades de educação física, em empresas credenciadas e conceituadas que ofereçam especializações, para que fique comprovado tudo o que ele já fez ou faz e para que você consiga referências sobre ele. Isso diminui – e muito – a chance de você estar lidando com um oportunista qualquer, que te faz mais promessas do que candidato em época de eleição.
A maioria dos profissionais trabalha com contrato verbal, apenas. Porém, o PROCON aconselha que sejam guardados folhetos com informações sobre o profissional ou qualquer material de divulgação para que, havendo algum problema, você tenha algum respaldo jurídico. Além disso, guarde comprovantes de pagamento e sugira que o profissional te entregue recibos (ele encontra em papelarias modelos prontos, basta preencher).
Dos problemas mais comuns que um mal profissional pode causar o cliente estão: lesões musculares ou nas articulações, além de problemas de postura. Mas creio que o pior deles é, sem dúvida, a frustração de não atingir resultado algum. O cliente paga pelo serviço e não tem os benefícios que tanto espera.
Abaixo, vou colocar algumas sugestões que devem ser seguidas e lembradas por profissionais e clientes.
* O trabalho do personal trainer é quase que universal. Ele faz bem para atletas de bom condicionamento físico, sedentários, obesos, portadores de necessidades especiais e doentes crônicos. Ou seja, não há contraindicações;
* O trabalho é feito em cima de cada cliente. Sempre respeitando suas necessidades e objetivos. Copiando treino de outras pessoas, a chance de insucesso é bastante grande;
* Tenha seus objetivos bem definidos. Você quer um personal trainer para que? Emagrecer? Ganhar massa muscular? Ganhar resistência? Quer ajuda em um
tratamento de problema de saúde? Deixe isso sempre bem claro para você mesmo e para o profissional;
* Profissionais capacitados não fazem promessas mirabolantes (como citei acima). Se você encontrou algum “personal político” fuja dele;
* É necessária uma avaliação física completa antes de iniciar qualquer tipo de atividade física. Isso é uma tarefa do profissional que você irá contratar;
* O profissional também deve realizar avaliações periódicas, visando observar o seu progresso (ou não);
* Durante o processo de avaliação física, você preencherá uma ficha informando sobre sua saúde, medicamentos que toma, entre outras coisas. Por favor, não minta! Trata-se de um processo importantíssimo para avaliar o que pode ou não ser prescrito para você. Então, sinceridade sempre;
* Siga todas as orientações do seu personal trainer durante a execução dos exercícios;
* O seu personal trainer e o professor da sua academia podem ter a mesma formação acadêmica, porém o primeiro possui informações suas que o outro não tem. Então, se surgir alguma dúvida, pergunte ao seu personal;
* O personal trabalha com uma equipe multidisciplinar, em sua maioria. Ela conta com médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros;
* O personal precisa ser uma pessoa aberta ao diálogo e ouvinte quanto às dificuldades e problemas do cliente. Verifique se ele é didático e tem uma boa capacidade de comunicação, estes são fatores primordiais para que vocês se entendam;
* A frequência de treinos ideal varia de três a cinco vezes por semana.
* Ansiedade excessiva por parte do cliente tende a atrapalhar – e muito – um bom treinamento. Então, é primordial que o personal trainer consiga contornar isso.
Espero que essas informações tenham sido importantes para você, personal ou cliente, que queira iniciar na profissão ou contratar um profissional. Ficando atento a esses detalhes, você será um excelente profissional e, como consequência, terá clientes altamente interessados em seu trabalho.