Dicas básicas de treino para ter um músculos firmes e fortes
11 de junho de 2013
O supino reto é o melhor exercício para o peito? Descubra!
22 de dezembro de 2013
Dicas básicas de treino para ter um músculos firmes e fortes
11 de junho de 2013
O supino reto é o melhor exercício para o peito? Descubra!
22 de dezembro de 2013

O PAR-Q é uma excelente ferramenta para diminuir o risco de doenças no trabalho do personal trainer, claro ele não exclui o exame médico mas pode ser usado periodicamente para detectar qualquer alteração importante na saúde do cliente.

A literatura já fez uma correlação dieta entre o papel do exercício físico na prevenção e no tratamento de doenças. Para os indivíduos que possuem o hábito de se exercitar regularmente, o início de um programa de atividades físicas deve cercar-se de cuidados.

Por outro lado, a pratica de exercícios de alta intensidade para indivíduos sedentários pode vir a se constituir em risco para a sua saúde.  Dessa forma, os riscos inerentes ao exercício devem ser sopesados quando de sua prescrição, seja formal ou informalmente.

Este problema foi e vem sendo alvo de preocupações por parte da comunidade científica que lida com a prescrição das atividades físicas para a população em geral.

É comum encontrarmos como aconselhamento (principalmente a partir dos trinta e cinco anos) a qualquer pessoa que queira começar a se exercitar, a necessidade de se consultar com profissionais de medicina, de forma a precaver-se de acidentes que possam advir do exercício

O PAR-Q

Infelizmente em muitas situações, não é possível o praticante realizar um exame clínico antes de iniciar um programa regular de exercício: Nesses casos, o professor de educação física pode lançar mão de um instrumento que seja capaz de fornecer dados sobre o estado de saúde do avaliado, bem como dos possíveis riscos que um programa de exercícios pode representar.

Visando identificar, de forma inicial, os indivíduos para os quais uma avaliação médica seria realmente aconselhável, e aqueles que poderiam prescindir desta avaliação antes de iniciarem um programa de exercícios, foi desenvolvido e validado pelo British Columbia Ministry of Health (Canadá)

O PAR-Q um questionário bastante simples e auto- administrável, composto de sete perguntas de múltipla escolha. Através deste instrumento, é possível destacar de uma população aqueles que necessitariam de uma avaliação médica preliminar ou acompanhamento médico durante programas de atividade física.

O questionário foi denominado “Questionário de Prontidão para a Atividade Física” (Physical Activity Readiness Questionnarie) ou “PAR-Q”. O PAR-Q possui uma sensibilidade de 100% para detecção de contra- indicações médicas ao exercício e uma especificidade de 80%.

No Canadá, o PAR-Q tem sido recomendado como padrão mínimo de triagem pré-atividade antes do início de programas de atividade física leve a moderada.

A evolução do PAR-Q

Nas últimas duas décadas, o PAR-Q foi administrado com sucesso em diversos países, e mais de um milhão de pessoas foram submetidas a atividades físicas após triagem feita pelo questionário, sem nenhum problema cardiovascular sério relatado.

No Brasil, alguns estudos de validação deste questionário também foram conduzidos mostrando resultados satisfatórios). Em 1992, o PAR-Q sofreu modificações visando melhorar a sua validade.

Pontos positivos e negativos

Pode-se dizer que o questionário PAR-Q avalia três principais parâmetros, a saber: a) cardiovascular (perguntas 1, 2, 3, e 6); b) osteomio-articular (pergunta 5) e c) outros problemas, onde geralmente estão inseridos os problemas de ordem metabólica e/ou pulmonares (perguntas 4 e 7).

A avaliação das respostas ao questionário é realizada da seguinte forma:

  • PAR-Q Positivo: uma ou mais respostas positivas. Nesse caso, o avaliado deve consultar um médico antes de aderir a um programa regular de atividades físicas.
  • PAR-Q Negativo: todas as perguntas negativas. O avaliado tem uma razoável garantia de apresentar condições adequadas para a participação em um programa regular de atividades físicas.

O PAR-Q pode se constituir em instrumento útil na detecção daqueles que realmente necessitam de orientação ou supervisão médica, para manterem-se fisicamente ativos, otimizando o aproveitamento de pessoal médico e de instrumental de exame.

Por constituir-se em um instrumento útil, de baixo custo e grande aplicabilidade, o questionário pode e deve ser utilizado pelo treinador personalizado, quando não for possível realizar exames clínicos precedendo a prática de atividade física.

Conclusão

Em nossa consultoria online o PAR-Q é utilizado por todos os alunos que treinam em casa para reduzir o risco de qualquer complicação na execução

 

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

1 Comment

  1. […] O mais comum é o Par Q, um protocolo simples e eficiente que você pode acompanhar através do link  http://musculacaoonline.com.br/o-uso-do-par-q-no-personal-trainer-online/ […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?