Emagrecimento na musculação através da dieta Dukan, funciona?
10 de fevereiro de 2018Treino de musculação feminina, é possível ficar masculina?
11 de fevereiro de 2018O Método Heavy Duty é um sistema de treinamento de alta intensidade (High Intensity Training ou HIT).
O HIT foi desenvolvido nos anos 70 por Arthur Jones e sua empresa Nautilus e aperfeiçoado por Mike Mentzer na década de 90 com a publicação do livro, “Heavy Duty 2: Mind and Body” representa o último refinamento da teoria do Heavy Duty.
O treino de musculação usando o método Heavy Duty (HD) é uma excelente ferramenta para combater o overtraining e quebrar o platô de treinamento em alunos intermediários e avançados, ou seja, uma excelente opção de treino para alunos que não conseguem mais evoluir em seus treinos de hipertrofia.
Por se tratar de um sistema de treinamento de alta intensidade, a equipe do Personal Trainer online elaborou para você um artigo detalhado que vai explicar as quatro diretrizes básicas sobre esse método avançado de hipertrofia suas bases metodológicas
Método Heavy Duty
- Alta Intensidade: treine com a maior carga possível, até a falha muscular concêntrica.
- Baixo volume: realize poucos exercícios por grupo muscular, com 1 a 5 séries de 4 a 12 repetições
- Freqüência: cada grupo muscular deve ser treinado de 1 a 2 vezes por semana
- Segurança: A técnica não deve ser sacrificada em favor da carga.
Intensidade
Intensidade é o conceito-chave em HIT, pois ela é fundamental para levar o músculo à falha muscular concêntrica e principal fator para o estímulo de crescimento muscular.
Em outras palavras, quanto mais carga mais você irá crescer. Segundo HIT, só após a falha concêntrica o músculo vai sofrer estímulo real para seu crescimento.
Quando nos aproximamos da falha muscular concêntrica todas as fibras musculares devem trabalhar em conjunto para mover a carga, e isso pode ser o ponto crucial para aumentar as micro lesões musculares e estimular o processo hipertrófico.
No Hit cada repetição deve durar cerca de 5 segundos: 2 segundos para o levantamento do peso (porção concêntrica do exercício) e 3 segundos descendo o peso (parte excêntrica do exercício). Particularmente importante é a fase de descida ou excentricamente a uma velocidade lenta.
O treinamento de costas na barra fixa é o que melhor expressa o valor dos princípios do HIT, um aluno iniciante ou muito alto ao tentar realizar esse exercício geralmente só consegue realizar de 2 a 4 repetições até a falha concêntrica.
Porém, se o treinamento for realizado 3 vezes por semana sempre até a falha concêntrica o número de repetições irá aumentar promovendo um aumento extraordinário no grande dorsal.
Overtraining
É o inimigo número um do HIT, Mentzer condena programas de treinamento com alto volume de exercícios, série e alta freqüência semanal. Ele se baseia no fato que depois do treinamento de musculação o corpo libera o hormônio cortisol, que provoca catabolismo muscular.
Volume e freqüência
Tradicionalmente, os fisiculturistas usam de 12-20 séries por grupo muscular por treino. Mentzer condena essa conduta por acreditar que ela leva ao overtraining.
Já no método HIT o corpo é dividido em três ou quatro compartimentos sendo no 1 dia peito / costas, as pernas no segundo e no terceiro os braços com 7-9 séries por treino e uma pausa de 1-2 dias entre elas.
Atualmente a rotina de treinamento mais utilizada é a de 4 dias, com a seguinte divisão: peito e costas – anterior da coxa e gêmeos – braços e ombros – posterior da coxa e gêmeos.
A adoção de um programa de 4 dias, vem do fato de que os músculos do tronco são treinados 2 vezes a cada 8 dias e os da perna só uma vez, e com essa divisão de 4 dias isso foi corrigido.
Outra justificativa para se usar o método de HIT, é que conforme treinamos e ficamos mais forte a demanda de estresse aumenta.
No entanto, a capacidade de recuperação do nosso organismo se mantém relativamente constante, e se além de levantar mais peso em cada exercício adicionarmos mais séries fatalmente iremos sofrer de overtraining.
Técnicas Especiais de Intensidade
Outro ponto muito importante a ser observado no método HIT é que devemos usar métodos de treinamento como a pré-exaustão, repetições negativas, auxotônico “realizar a série até o ponto falho e fazer uma repetição de 10 segundos em isometria no final”.
Escolhendo exercícios
Mentzer recomenda usar exercícios compostos que estimulam mais massa muscular, e evite os exercícios nos aparelhos que utilizem cabos e polias, as repetições devem ser feitas entre 6-10 até a falha concêntrica e de 5 a 8 séries para cada grupo muscular.
A progressão da carga deve ser feita da seguinte forma, toda vez que o aluno realizar 11 repetições aumente a carga em 5% e recomeça o processo de superação
Exemplos de Treinos
Treino I
Hoje vou colocar um exemplo de treino para ajudar os leitores do blog a testar o Método Heavy Duty no treino de musculação para força e hipertrofia muscular. Vamos usar uma divisão clássica de 8 dias, para que os músculos dos membros inferiores e superiores descansem de 48 a 72 horas..
- 1º Dia – peito, costas, abdômen
- 2º Dia – aeróbio
- 3º Dia – Perna, abdômen
- 4º Dia – aeróbio
- 5º Dia – ombro, bíceps, tríceps, abdômen
- 6º Dia – Perna
- Teste de carga
Na 1º semana de treinamento realize o teste de carga para 4 repetições máximas, e faça seus treinos com 90% da carga máxima, sempre que conseguir realizar mais de 10 repetições em todas as série aumente a carga em 5%
Peito – Costas
- Supino reto: 3×4-10_90”
- Puxador nuca: 3×4-10_90”
- Supino inclinado: 2×4-10_90”
- Remada baixa: 2×4-10_90”
- Pull over: 2×4-10_90”
- Remada alta: 2×4-10_90”
- Abdominal reto com peso: 3x20_90”
Perna
- Cadeira extensora: 3×4-10_90”
- Cama flexora: 3×4-10_90”
- Agachamento aberto: 2×4-10_90”
- Levantamento terra: 2×4-10_90”
- Cadeira adutora: 2×4-10_90”
- Gêmeos sentado: 3x12_60”
- Gêmeos em pé: 3x12_60”
- Abdominal lateral com peso: 3x20_9
Ombro – Bíceps, Tríceps
- Elevação lateral: 3×4-10_90”
- Desenvolvimento nuca: 3×4-10_90”
- Rosca direta barra W: 3×4-10_90”
- Rosca concentrada: 2×4-10_90”
- Tríceps testa: 3×4-10_90”
- Tríceps francês unilateral: 2×4-10_90”
- Abdominal reto com peso: 3x20_90”
Os exercícios devem ser realizado de forma lenta, com 2 segundos na fase concêntrica (subida ) e 4” na fase excêntrica (descida) e cada série deve ser feita até o ponto falho concêntrico.
Diretrizes gerais
- Realize cada repetição e cada série com uma técnica impecável.
- Concentre-se ao máximo em sentir e trabalhar os grupos musculares-alvo em toda e cada repetição, tentando levar cada série o mais longe possível.
- Treine com pelo menos um parceiro de treino. Ajude e peça ajuda para ir para além da falha.
- Realize a sua última série de aquecimento com aproximadamente 75% do peso com que treina e pare antes de chegar à falha.
- Utilize a técnica da pré-exaustão, que implica a realização de superséries. Como exemplo, no treino de dorsais, realize o exercício pullover imediatamente antes do exercício puxada na polia alta.
- Utilize outras técnicas de exaustão como repetições forçadas, negativas, rest-pause, static holds e outras, mas utilize-as com algum cuidado, de forma a conseguir recuperar-se antes do próximo treino.
- Sempre que conseguir realizar mais de 9 repetições por série, aumente ligeiramente a carga no treino seguinte.
Escolhendo exercícios Método Heavy Duty
Mentzer recomenda usar exercícios compostos que estimulam mais massa muscular, e evite os exercícios nos aparelhos que utilizem cabos e polias, as repetições devem ser feitas entre 6-10 até a falha concêntrica e de 5 a 8 séries para cada grupo muscular.
A progressão da carga deve ser feita da seguinte forma, toda vez que o aluno realizar 11 repetições aumente a carga em 5% e recomeça o processo de superação
Recuperação
No HIT a recuperação muscular é tão importante quanto a intensidade do treinamento, embora a intensidade seja o fator chave para o crescimento é no momento da recuperação que o músculo cresce.
Ou seja, o corpo precisa de um período adequado para se recuperar do estímulo de treinamento e mais um período para o processo de super compensação que é o que gera hipertrofia muscular.
Em outras palavras, apenas quando o músculo está totalmente recuperado “entre 48 a 72 horas” você pode crescer. Se você treinar novamente antes do fim deste período de super compensação terá muita dificuldade de promover o crescimento muscular
Conclusão
O método Heavy Duty é um excelente sistema de treino para alunos avançado que já alcançaram o plato de treino. Com ele é possível ganhar massa muscular de forma acelerada e prevenir o over training.
Leia mais
- The Best Damn Workout Plan For Natural Lifters | T Nation
- The Anti-Bodybuilding Hypertrophy Program | T Nation
- The New Approach to Training Volume • Stronger by Science
3 Comments
A frequência de exercícios é um fator importante.
Sim, pois ela que vai garantir o correto estimulo de recuperação e super compensação muscular.
Att
Thanks for finally talking about >Método Heavy Duty para o Treino de Hipertrofia Muscular!
<Loved it!