Dieta para ganhar massa magra e perder gordura em mulheres
16 de outubro de 2018Abdominal na bola ou na máquina, o que é melhor?
17 de outubro de 2018L-carnitina tem benefícios? Muitos alunos que fazem musculação desejam perder peso! E a L-carinitina vem sendo usada desde a década de 90 para esse fim! Ela promete o aumento da queima de gordura e redução acelerada do peso.
L-carnitina tem benefícios, como ela atua?
A L-carnitina garante o transporte de ácidos graxos de cadeia longa do citoplasma para o interior da mitocôndria, local em que são oxidados. Ou seja, ela é um ajudante de pizzaria, que transporta a lenha do quintal para dentro da cozinha da pizzaria.
E como ela atua no transporte da gordura (ou lenha para forno de pizza) muitas fabricantes de suplementos começaram a comercializar a L-carnitina como um meio de aumentar a performance de atletas de endurance, no intuito de aumentar a oxidação de gordura durante o exercício e, consequentemente, poupar glicogênio muscular. mas o maior apelo para o uso desse suplemento é que ele pode atuar como um agente que acelera a queima de gordura e a perda de peso.
Vale a pena assistir essa aula do Prof. Dorival Filho de como o corpo queima gordura
Como é produzida
Nossos corpo produz L-carnitina no fígado, rins e cérebro a partir de dois aminoácidos essenciais: lisina e metionina. Carnes e produtos lácteos são a principal fonte dietética desse composto, sendo responsável por cerca de 75% do total de carnitina armazenada no organismo.
Onde é armazenada
A concentração de L-carnitina nos tecidos é maior que no sangue, e sua distribuição tecidual indica que há um sistema de transporte ativo na membrana celular. A célula muscular é o maior depósito de carnitina no corpo, possuindo concentração cinquenta a setenta vezes superior em relação ao sangue.
Apesar da ampla divulgação do uso desse suplemento como um fat burner, estudos que avaliem o seu papel no auxílio de redução de gordura corporal ainda são escassos na literatura. Alguns estudos mostraram que a ingestão de carnitina (doses de até 6 g/dia por 14 dias) não alterou a concentração de carnitina muscular em adultos saudáveis, nem tampouco induziu a redução do peso corporal. Um estudo com suplementação de mulheres com excesso de peso (4 g/dia por oito semanas) que praticavam atividade física moderada regularmente e demonstraram que o índice de massa corporal (IMC) e a massa gorda não sofreram alterações significativas. Vale ressaltar que algumas mulheres não completaram o estudo por apresentarem náuseas ou diarreia.
Outro estudo afirmou que o complexo enzimático carnitina palmitoiltransferase (CPT) hipotalâmico, dependente de carnitina, reduz o apetite. Não surpreendentemente, Karlic et al. mostraram que a ingestão de carnitina estimula a atividade transcricional desse complexo, fato que poderia explicar a estimulação do apetite por meio da suplementação com L-carnitina. Portanto, a alegação de que a suplementação com L-carnitina promove perda de peso em adultos saudáveis não está substancialmente sustentada.
Nem tudo são flores
Em estudo com animais, em que a carnitina foi administrada em ratos treinados durante 28 dias, essa suplementação não se mostrou eficiente na promoção de perda de massa gorda. Nesse estudo, o treinamento de endurance (natação) induziu a redução no conteúdo de gordura na carcaça e nos tecidos adiposos brancos, porém, a suplementação não maximizou a perda induzida pelo treinamento.
Outro estudo realizado com animais analisou o efeito da suplementação de L-carnitina em ratos que estavam recebendo dieta hipocalórica.Não houve diferença entre o grupo suplementado e o controle em relação à perda de peso e de gordura, bem como nas concentrações plasmáticas de glicose, triacilglicerol, colesterol total e ácidos graxos circulantes. A síntese endógena de carnitina foi obviamente adequada para garantir eficiente [3-oxidação de ácidos graxos durante a fase catabólica.
Conclusão
L-carnitina tem benefícios? Espero que esse artigo tenha respondido essa dúvida. Apesar de toda a fama da L-carnitina ela não se mostrou ser eficiente no aumento da queima de gordura em sedentários ou moderadamente ativos, os resultado positivos só aconteceram em atletas de resistência que possuem uma concentração muito alta de mitocôndria dentro de suas células musculares. Portanto, esse tipo de suplementação só é efetiva em uma pizzaria com muitos fornos, pois de nada adianta transportar a lenha (gordura) para dentro da cozinha (mitocôndrias) se você só tem um forno para fazer pizza
Leia mais:
- Lopes G, Bazotte RB, Curi R, et al. L and DL- carnitine induce tetanic fade in rat neuromuscular preparation. Braz J Med Biol Res. 2003;36:1.255-62
- Karlic H, Lohninger A. Supplementation of L- carnitine in athletes: does it make sense? Nutrition. 2004;20:709-15.
- Ilias 1, Manoli I, Blackman MR, et al. L-Carniti- ne and acetyl-L-carnitine in the treatment of compli- cations associated with HIV infection and antiretro- viral therapy. Mitochondrion. 2004;4:163-8.
- Chang B, Nishikawa M, Nishiguchi S, et al. L- carnitine inhibits hepatocarcinogenesis via protec- tion of mitochondria. Int J Câncer. 2005;113:719-29.
- Rebouche CJ, Engel AG. Tissue distribution of carnitine biosynthetic enzymes in man. Biochim Biophys Acta. 1980;630:22-9.
- 43. Benvenga S. Effects of L-carnitine on thyroid hormone metabolism and on physical exercise tol- erance. Horm Metab Res. 2005;37:566-71.
- Waldecir de Paula Lima: LIPÍDIOS E EXERCÍCIO: ASPECTOS FISIOLÓGICOS E DO TREINAMENTO, 2009, 1ºedição, Phorte Editora
- L-Carnitine: Weight Loss Fact or Fiction? – Healthline
- L-carnitine | What is it? Benefits, When To Take It & Dosage …
- Effect of L-carnitine on weight loss and body composition of rats fed a …