Como escolher os melhores exercícios para hipertrofia muscular
6 de agosto de 2018
15 mitos do treino de musculação feminina
8 de agosto de 2018
Como escolher os melhores exercícios para hipertrofia muscular
6 de agosto de 2018
15 mitos do treino de musculação feminina
8 de agosto de 2018

O treinamento de musculação pode trazer vários benefícios, satisfazendo as necessidades e os interesses de muitas alunas. Tenho várias alunas que começaram a treinar muscula­ção para melhorar sua força depois da primeira gestação.

Elas perceberam que suas costas e a parte superior do corpo ficavam doloridas com muita frequência quando:

  • Carregava o bebê
  • Diri­gia
  • E transportava coisas de um lugar para outro.

Benefícios para todos em todas as idades

Elas têm pouco tempo para se exercitar, já que precisavam cuidar das crianças e voltar a trabalhar, mas descobriram que podia aumentar a força e o vigor treinando em casa durante 30 minutos por dia, três vezes por semana.

E, o mais importante, sem usar equi­pamento caro e sem a necessidade de um personal trainer presencial o custo era surpreendentemente baixo. Também temos alunas que se aposentaram recentemente e gostam de prestar serviços comunitários. Elas con­sideram importante manter-se ativa e, agora que sua filha está adulta, não quer se tornar uma “velha avó cansada”.

Elas fazem musculação três vezes por semana, pela manhã. Ali, elas fazem amigos e ganham energia para aproveitar ativamente sua aposen­tadoria. Elas ainda tonificam seus músculos, sente-se muito bem e com ótima aparência.

Possivelmente, você se identifica com uma des­sas mulheres. O treinamento de musculação é útil para elas e pode ser útil para você.

Vamos analisar os principais benefícios.

O aumento do desempenho relacionado ao trei­namento de musculação é bastante influenciado por nos­sas próprias necessidades e interesses. Por exem­plo, se praticar esportes em qualquer nível compe­titivo, você será capaz de identificar os efeitos positivos do bom condicionamento muscular em diversas práticas esportivas.

Porém, os benefícios funcionais do treinamento de força não se limitam aos atletas profissionais e amadores. O desenvolvi­mento da força muscular torna menos árduos a elevação ou o transporte de objetos pesados no trabalho ou em casa. Você será capaz de realizar essas tarefas frequentes com mais resistência mus­cular.

Além disso, o treinamento de musculação desem­penha um papel fundamental ao permitir que mulheres de todas as idades se mantenham fisica­mente ativas e possam aceitar mais desafios. Um dos pressupostos da independência é man­ter condicionamento muscular suficiente, que per­mita a realização das tarefas cotidianas – desde carregar sacolas pesadas até subir escadas. A comunidade médica ficou mais otimista com o resultado de pesquisas recentes, que apontam para os benefícios de um treinamento de força adequado na manutenção da independência e, portanto, da dignidade pessoal de idosos.

Melhorando Sua Saúde Física

Um nível de condicionamento muscular mais alto reduz muito o risco de sofrer uma lesão mus­cular ou esquelética. Estima-se que cerca de meta­de das lesões que ocorrem na atividade física podem ser evitadas por meio de um melhor condi­cionamento físico. Assim, você pode considerar o treinamento de força como uma forma eficaz (e relativamente barata) de seguro-saúde. O treinamento de força também desempenha outros papéis na área da saúde. Freqüentemente, os especialistas em reabilitação cardíaca incluem exercício de treinamento de força (de intensidade moderada) para fortalecer a parte superior do corpo dos pacientes cardíacos, cujos músculos per­deram o tônus e a função devido à inatividade físi­ca.

Saúde óssea e musculação

Além disso, para os pacientes que apresentam condições osteoartríticas, um nível de condiciona­mento físico mais alto nos músculos que cercam as articulações esqueléticas reduz o estresse relati­vo suportado pelas articulações e fornece algum alívio da dor.

O treinamento de força realizado durante um longo período também aumenta a densidade óssea, ajudando a diminuir o risco de osteoporose.

O treinamento de força parece desem­penhar ainda um papel importante no tratamento e na prevenção das dores lombares. É indiscutível que um nível de condicionamen­to muscular mais alto ajuda a mudar o modo pelo qual você se sente em relação a si mesma.

À medi­da que sua auto-estima cresce, a perspectiva sobre outros fatores da vida também tende a melhorar. A pesquisa indica que a prática regular de exercícios de força pode ajudá-la a controlar melhor o estres­se.

O treinamento de força também melhora a qua­lidade e a quantidade do sono. Esse efeito resulta de fatores fisiológicos ou psicológicos (ou de ambos) e depende das condições individuais.

Leia mais

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?