Perda de Gordura Corporal: Treino de Cárdio ou Musculação?! Treinos com Videos
10 de abril de 2018Avaliação física – guia completo para professores iniciantes
10 de abril de 2018Os carboidratos são essenciais para produção de energia do nosso organismo. Afinal o corpo humano é uma máquina surpreendente. Com cuidado e combustível apropriados, pode funcionar perfeitamente, atendendo à demanda da natureza.
Mesmo em casos extremos como o excesso ou a falta de cuidados, essa “máquina” é capaz de produzir o melhor trabalho dentro de sua capacidade. O corpo humano utiliza apenas três fontes de combustível energético:
- Carboidrato
- Lipídios (gorduras)
- E alguns poucos aminoácidos (proteína). Cada um desempenha uma função-chave no metabolismo energético durante os exercícios e também no período de repouso.
Carboidratos
O carboidrato, comumente conhecido como “açúcar”, é o combustível mais importante para o corpo humano. Por exemplo, o sistema nervoso central necessita de carboidrato o tempo todo para um funcionamento adequado. Em condições extremas, como desnutrição ou alimentação inadequada, o corpo encontrará maneiras de produzir carboidrato (açúcar) utilizando diferentes fontes (como quebra de pro- teínas/gorduras). Porém, este mecanismo poderá provocar efeitos colaterais adversos (como a formação de corpos cetônicos).
O que são os carboidratos
A estrutura química dos carboidratos é formada por carbono e água. Um composto de carboidrato é dado por uma combinação de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Eles são também conhecidos como “açúcares”.
- Carboidrato (CHO) = Carbono (C) + Água (H20)
- Carboidrato Composto = C + H++ Q?______________________
Quantos tipos de carboidratos existem
Existem três tipos de carboidratos: monossacarídeos, oligos- sacarídeos e polissacarídeos.
Monossacarídeos
Este tipo de carboidrato é conhecido como “açúcar simples”. A molécula carrega somente um açúcar simples em sua estrutura. Os monossacarídeos mais comuns são a glicose, a frutose e a galactose.
- Glicose: A glicose (conhecida como açúcar do sangue) pode ser produzida pelo corpo através da digestão de outros carboidratos. Em casos extremos, pela quebra de lipídios e proteínas (aminoácidos).O “açúcar do sangue” é o combustível primário tanto para o funcionamento das células como também para a atividade física. A glicose pode ser armazenada no músculo sob a forma de glicogênio. A entrada adicional de glicose será convertida em gordura para o armazenamento de energia.
- Glicose Armazenada no Músculo = Glicogênio
- Frutose: a frutose é encontrada, geralmente, nas frutas e no mel. Normalmente é convertida em glicose, uma vez que é absorvida pelo duto sanguíneo.
- Galactose: a galactose é um dos componentes do açúcar do leite nas glândulas mamárias dos animais lactantes. Como a frutose, a galactose será convertida em glicose, uma vez que é absorvida e digerida pelo corpo.
Esse tipo de carboidrato pode ser usado como refeição pré-treino, sempre com 30 minutos de antecedência para evitar hipoglicemia de rebote.
Dissacarídeos
Este tipo de carboidrato é formado pela combinação de duas moléculas de monossacarídeos – os dissacarídeos (“açúcares duplos”). Em geral, a glicose será sempre um dos componentes dos dissacarídeos. Sendo assim, os oligossacarídeos mais conhecidos são:
- Sacarose: glicose + frutose.
- Lactose: glicose + galactose.
- Maltose: glicose + glicose.
Polissacarídeos
A combinação de três ou mais moléculas de açúcares simples formam o polissacarídeo. São infinitas as possíveis combinações de moléculas de monossacarídeos que podem ser utilizadas na produção dos polissacarídeos. Existem, basicamente, dois tipos de polissacarídeos: vegetais e animais.
- Açúcar simples = Monossacarídeo
- Açúcar simples = Monossacarídeo
- Açúcar simples = Monossacarídeo
- Vegetais: os mais comuns são o amido e a celulose.
Os amidos (conhecidos também como “carboidratos complexos”) são encontrados normalmente nos:
- Cereais,
- Na batata
- Nos legumes
- Nas sementes
- Nos grãos
- No milho
- No feijão e nas raízes.
Os amidos são os polissacarídeos digestivos mais comuns. A celulose é o principal componente da parede celular das plantas, incluindo a parte estrutural das folhas, as hastes, as sementes e a casca das frutas. Uma vez que a celulose não é digerida por seres humanos, ela é considerada uma fibra dietética que não fornece energia.
A fibra dietética representa um importante papel em nosso tubo gas- tro-intestinal (intervalo de Gl). A função mais conhecida é a absorção do excesso de colesterol dentro do intestino, mas ela também é um agente aumentador (adiciona volume ao excremento). A baixa entrada da fibra dietética é associada a doenças cardiovasculares, diabetes tipo II e determinados tipos de câncer.
Esse tipo de carboidrato pode ser usado como refeição pós-treino, com uma porção generosa de proteína.
Conclusão
Consumir carboidratos não engorda ou faz mau a saúde, o problema é ingerir carboidratos em excesso, isso leva o corpo á elevar o aumento da produção de gordura e pode promover o aparecimento de doenças cardiovasculares ou cronicas como o diabetes.