Treino aeróbio em jejum tem fundamento fisiológico?
4 de junho de 2018
Treino de força especial para esporte e qualidade de vida
11 de junho de 2018
Treino aeróbio em jejum tem fundamento fisiológico?
4 de junho de 2018
Treino de força especial para esporte e qualidade de vida
11 de junho de 2018

Nesse artigo vamos explicar como acelerar e manter o metabolismo acelerado depois dos 30 anos. Mas antes vamos explicar o que é metabolismo! O metabolismo nada mais é que todas as reações químicas que ocorrem no corpo e sustentam o funcionamento vital do mesmo que incluem também:

  • Produ­ção de energia (por exemplo, a quebra dos carboidratos e das gorduras)
  • A quantidade de calor produzido ou liberado durante uma reação quí­mica e também como o produto final da tal reação.
  • A produção de tecidos como as proteínas musculares

O metabolismo

O metabolismo diário é representado através da taxa metabólica, que nada mais é que a liberação de calor durante uma reação química. Ela é expressa, geralmente pela unidade de calorias. Assim, o termo caloria (kilocaloria – kcal=1000 calorias) é definida pela quantidade de calor necessária para elevar 1 kilograma de água a 1 grau Celsius.

Taxa Metabólica Basal (TMB) representa a produção de calor no corpo ou o nível mínimo de energia requerido diariamente para sustentar as funções vitais do corpo em estado estimulado. Essa taxa pode ser medida em laboratório com indivíduo em jejum (isto é, sem nenhum alimento nas 12 horas precedentes). O consumo pausado de oxigênio (calorimetria indireta) será medido por aproximadamente 10 minutos enquanto o indivíduo está em uma posição deitada e des­cansada.

Também nenhuma atividade física deve ser executada pelo menos 24 horas antes do teste. A cada um litro de oxigênio consumido por minuto, aproximadamente 5kcal são gastas. Por exemplo, se um indivíduo consumir 0,4 litros de oxigênio por minuto durante o descanso, o seu gasto calórico será de, aproxi­madamente, 2kcal pôr o minuto e/ou 120kcal por a hora.

Além da taxa metabólica basal, é importante considerar a Taxa Metabólica de Repouso (TMR). Essa taxa é medida somando-se todo o processo metabólico das células ativas que são necessárias para o equilíbrio de energia e para manter as funções do corpo em descanso.

Por exemplo, a energia para a absorção do alimento, a digestão, o metabolismo basal, o metabolismo dormente e o metabolismo de es­tímulo. Tipicamente, a taxa metabólica de repouso é medida entre 3 a 4 horas após uma refeição leve (consumo do oxigênio) sem atividade física prévia por diversas horas (de 3 a 4 horas).

Taxa metabólica de repouso

A TMR pode fornecer de 65 a 75% dos gastos de calorias diários. Uma outra opção para medir a taxa metabólica de repouso é usar a equação de Harris-Bene- dict. Esta fórmula é baseada no peso, na altura, na idade e no nível da atividade física do indivíduo (margem de erro de ± 10%).

Tipicamente os valores para taxa metabólica basal e de des­canso podem diferir ligeiramente (isto é, os valores são expressos, geralmente, pela massa do corpo em quilograma ou em massa magra – caloria/minuto – kcal/minuto).

Os valores da taxa metabólica de repouso são, geralmente, 10 a 50% mais elevados do que a Taxa Metabólica Basal. Na média, a taxa metabólica basal nas mulheres pode variar de 1 kcal/min (1,150 a 1,440 Kcal/dia). A taxa metabólica basal dos homens e ligeiramente mais elevada, >1 Kcal/min (1,580 a 1,870 Kcal/dia) como na equação abaixo.

Tabela 4.1 Equação de Harris-Benedict

1o passo: Determinar a taxa metabólica de repouso, seguindo a equação para homens ou mulheres.

  • Homens: 66 + (6,22 x peso) + (12,7 x altura) – (6,8 x idade)
  • Mulheres: 665 + (4,36 x peso) + (4,32 x altura) – (4,7 x idade)

2o passo: Determinar o total de calorias necessária diariamente, multiplican­do a taxa metabólica de repouso x fator de atividade diária

2 = atividade diária muito leve (senta, andar, levantar).

  • 1.3-1.4. = leve.
  • 1.5-1.6 = moderada.
  • 1.7-2.0 = pesada.

4 = atividade diária excepcionalmente pesada (por exemplo, competidor do triaton).

Conclusão

Então a única forma de manter o metabolismo acelerado é realizar trabalho orgânico e para isso você vai precisa:

  • Realizar 30 a 60min de exercícios diários
  • Aumentar a quantidade de massa muscular
  • Aumentar a ingestão de alimentos ricos e fibras que aumentam o custo da digestão

Leia mais

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?