Como as fibras ajudam a emagrecer e perder barriga
7 de maio de 2018
6 Exercícios abdominais: Infra, Supra e Oblíquo para fazer em casa
7 de maio de 2018
Como as fibras ajudam a emagrecer e perder barriga
7 de maio de 2018
6 Exercícios abdominais: Infra, Supra e Oblíquo para fazer em casa
7 de maio de 2018

Nossa equipe tem uma briga diária com os clientes por excesso de treino, pois quantidade de descanso exigida entre as sessões de treinamento depende da capacidade de recuperação do indivíduo. Tradicionalmente, estabeleceu-se que três treinamentos por semana com 1 dia de descanso entre as sessões permitiam uma recuperação adequada, especialmente para os iniciantes.

Variação nos dias de descanso

Mas conforme o aluno progride e torna-se mais capaz de tolerar as sessões de exercício de musculação, a freqüência do treinamento pode ser aumentada. Vários trabalho indicam que 4 dias em sucessão por semana podem ser superiores a 3 dias alternados no aumento de força.

O início da percepção do desconforto pode ser mascarado durante sessões de treinamento consecutivas, e o período de recuperação de 3 dias pode permitir uma recuperação mais completa. Isto indica que a interação de tensão e recuperação pode ser mais complexa do que previamente se pensava.

Alunos intermediários ou avançados são capazes e têm necessidade de freqüências de treinamento de 5 dias em seqüência para melhorar significativamente durante períodos curtos de trei­namento. Tem sido observado empiricamente que os levantadores competitivos treinam de cinco a sete dias por semana para conseguir ganhos em força e tamanho dos músculos.

A freqüência semanal de treinamento é uma função da necessidade do indivíduo por estímulo de exercício para ganhos de condicionamento físico. É importante que o indivíduo seja capaz de tolerar a exigência física, de modo que não se desenvolva um fenômeno de excesso de treino.

Ciclos de treinamento periodizado usam variações na freqüência do treinamento para alterar e aumentar o estímulo do exercício e proporcionar a recuperação. A experiência do indivíduo e sua condição física, assim como a quantidade de trabalho realizado em uma sessão de treinamento, estabelecerão a tolerância do indivíduo a fre­qüências semanais de treinamentos mais altas.

Treinos de sobreposição

Quando são usadas seqüências de treinamento em dias consecutivos, pode sèr benéfico usar exercícios diferentes para os mesmos grupos musculares (por exemplo, supino e supino inclinado) e cargas diferentes (por exemplo, 5 RM e 10 RM).

Os levantadores competitivos que treinam 6 ou 7 dias por semana desenvolveram uma tolerância maior aos exer­cícios comparados com iniciantes, que podem tolerar treina­mento apenas 3 dias por semana. Quando o treinamento é realizado em dias consecutivos, ele freqüentemente envolve o uso de uma rotina dividida (partes diferentes do corpo exercitadas a cada dia).

Esse tipo de treinamento deve usar algum tipo de variação. Um programa de treinamento de 3 dias por semana para todas as situações e esportes está longe da freqüência ótima de treinamento. As necessidades e obje­tivos do indivíduo determinam a quantidade requerida de exercício para desenvolver uma variável fisiológica ou de desempenho específico.

Progressão da frequência

A progressão na freqüência também é um componente-chave do treinamento de força. A freqüência de treinamento irá variar dependendo da fase do ciclo de treinamento, do nível de condicionamento físico do atleta e histórico de treinamento e dos objetivos do programa.

De­vem ser feitas escolhas cuidadosas em relação ao descanso entre os dias de treinamento. Estas escolhas baseiam-se no progresso planejado em direção aos objetivos específicos do treinamento e na tolerância do indivíduo às mudanças feitas no programa. Dor excessiva na manhã seguinte pode indicar que a exigência do exercício está muito grande. Se este é o caso, as cargas dos exercícios, séries, períodos de descanso

Conclusão

O descanso entre as sessões de treino tem uma relação direta com o número de séries, exercícios, idade, sexo e o grupo muscular que foi treinado. Deve ficar claro que um determinado músculo pode estar recuperado em 48 horas em determinadas situações, mas que em outras precisa de mais 96 horas para que isso aconteça.

Leia mais

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?