Quer prevenir lesões musculares? Faça musculação!
16 de maio de 2018
Treino de perna pesado para mulheres com divisão AB
22 de maio de 2018

Por mais que a teoria do treinamento esteja cada vez mais acessível na prática através de profissionais competentes, devemos tomar cuidado com o fácil acesso a estas informações via internet.

Os Blogueiros

Hoje em dia é muito comum as pessoas seguirem os BLOGUEIROS (pessoas com certa fama através do corpo que possui, que divulgam exercícios aos praticantes na tentativa de atrair seguidores, clientes ou qualquer coisa do tipo).

Porém, o tema do post de hoje é algo clássico que anda sendo esquecido pelos seguidores na internet, ou seja, NÃO EXISTE MILAGRES.

Assim como não existe milagres, não existe um professor que fará milagres por você.

O resultado (qualquer que você busque) na musculação ou qualquer tipo de treinamento é algo que exige extrema dedicação, equilíbrio e paciência.

Existem diferentes tipos de blogueiros (educadores físicos ou não) aos quais você deve estar atento ao que os mesmos escrevem.

Vamos a um exemplo clássico:

O blogueiro famoso (artista e etc) que você segue utiliza anabolizantes ? Em caso positivo vamos diferenciar o organismo desta pessoa do seu organismo e vamos ver o que ela pode estar escrevendo que não serve para você.

VAMOS SUPOR QUE VOCÊ ESTEJA UTILIZANDO UM EXERCÍCIO QUE O BLOGUEIRO LHE INDICOU PARA HIPERTROFIA.

Logo, o seu objetivo é hipertrofiar certo?

Para haver hipertrofia você necessita de uma sequência de eventos e mecanismos complexos que tentarei explicar de forma extremamente simplificada e focarei somente em um mecanismo para você conseguir diferenciar seu organismo do seu blogueiro ou amigo que faz uso de anabolizantes e que insiste em te dizer o que você deve fazer, por ele saber mais (uma vez que ele é mais forte e hipertrofiado que você).

Entenda o que ocorre no seu objetivo de hipertrofia:

Cada dia de treino você realiza diversas contrações musculares com determinadas sobrecargas  (pesos distintos, repetições distintas e etc).

Cada treino, caso o estímulo mecânico (contração) tenha sido adequado (no dia certo, hora certa, volume e intensidades adequados a demanda específica do organismo) haverá um ótimo sinal para o núcelo da fibra muscular sintetizar proteínas contráteis em até 24 horas após o treino (BURD et al., 2010).

Ou seja, para facilitar a compreensão imagine que os núcleos da sua fibra muscular são trabalhadores assim como suas fibras musculares seriam casas e seu músculo inteiro seria uma fábrica onde estes trabalhadores “sintetizam proteínas ou colocam novos tijolos/construindo e reparando fibras ou paredes” diariamente.

Eles precisam trabalhar diariamente pois os seus treinos seriam terremotos (de maiores ou menores extensões) que necessitam de reparos e melhores estruturas para os possíveis terremotos (treinos) futuros.

Caso isso se repita de forma adequada (haja descanso necessário e alimentação adequada, ou seja, você tenha toda material-prima de qualidade para os trabalhadores) você cria um QUADRO ANABÓLICO (maior construção do que retirada de tijolos) em seu organismo e consequentemente as casas (fibras) irão crescendo e você necessitará logo logo de novos trabalhadores (mionúcleos) para ajudar no processo pois sua fábrica está crescendo de produção (hipertrofiando).

Por quê novos trabalhadores (mionúcleos) devem ser contratados (incorporados na fibra) ?

Pois cada mionúcleo é responsável por um determinado espaço de citoplasma, ou seja, cada trabalhador tem uma região de sua responsabilidade e caso esta região aumente ele não consegue trabalhar, necessitando de um novo trabalhador para a região que expandiu.

Resumindo, o mecanismo final da hipertrofia gira em torno dos seus mionúcleos (trabalhadores) estarem em constante produção (síntese protéica), de forma a sobrepor a remoção de tijolos (degradação protéica) havendo um balanço final de construção (hipertrofia).

Agora você me pergunta, por quê o blogueiro famoso que posta vídeos de exercícios e treinos milagrosos (que ele promete ser) não está sendo leal com seu seguidor (mero trabalhador que deseja apenas hipertrofiar a níveis possíveis dentro da fisiologia NATURAL do organismo) ??

A resposta é direta, porém complexa, ou seja, a fábrica (músculo) deste blogueiro trabalha (sintetiza proteínas) com 5 mil funcionários ao mesmo tempo enquanto a sua fábrica trabalha com 500.

Agora lhe pergunto:

  • Quem produz mais (a fábrica dele ou a sua) ?
  • Sob um mesmo terremoto (treino) quem responde (repara) mais rápido ?
  • Quem faz o reparo dos estragos em maior proporção (maiores hipertrofias)?
  • Não preciso responder certo?

Entendeu agora que a credibilidade que ele te oferece como um treinador ? Os exercícios dele certamente não não são para você, pois trata-se de duas pessoas totalmente distintas. Não adianta você repetir os exercícios deste indivíduo (e de nenhum outro) pois ele hipertrofia caminhando dependendo do que ingere e cada ser humano possui sua individualidade biológica (necessitando de seus próprios exercícios).

Diversos fatores podem ajudar a otimizar o quadro anabólico citado anteriormente.

O segundo principal está ao alcance do educador físico estudado, ou seja, é o treino (terremoto). Em outras palavras se seu professor for estudado o suficiente no treinamento de força (diferentemente do seu blogueiro famoso que na maior parte das vezes não fez o curso de educação física) ele saberá onde e quando aplicar os estímulos (maiores ou menores terremotos) de acordo com a necessidade do organismo em mudar ou receber aquele estrago para posteriores reparações.

Eu disse o segundo principal fator pois o primeiro sem dúvidas é o hormônio em doses suprafisiológicas (WEST & PHILLIPS, 2010).

Este principal fator (anabolizantes) deixe por conta do seu blogueiro pois saiba que os anabolizantes não são somente poderosos criadores de músculos mas também poderosos criadores de tumores cancerígenos.

A idéia deste post não é criticar profissionais que utilizam de anabolizantes para disputa de campeonatos ou qualquer outro motivo que seja, pois somos adultos e cada um sabe o que é melhor para si.

A idéia aqui é esclarecer ao público o risco que alguns blogueiros (famosos pelo corpo) levam a população, via internet, com informações de treinos (marketing), onde a maioria destes indivíduos nem educadores físicos são.

Portanto, procure um bom educador físico e planeje seu treino pois somente a mistura de um ótimo treino com os demais fatores mencionados (recuperação e alimentação) em dia é que você conseguirá seus resultados (neste caso mencionamos hipertrofia).

Referência para estudo sobre o tema

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?