Os 9 maiores erros no treino de hipertrofia muscular
12 de março de 2018
Pré-treino: o que comer antes do seu treino?
13 de março de 2018
Os 9 maiores erros no treino de hipertrofia muscular
12 de março de 2018
Pré-treino: o que comer antes do seu treino?
13 de março de 2018

Os alunos da persoanl trainer online sempre buscam novidades em treinamento. Hoje vamos escrever sobre o método de repetição forçada para hipertrofia muscular.

O método de repetição forçada

No treino de hipertrofia o método de repetição forçada é uma técnica muito comum em atletas. Ela implica em realizar repetições adicionais mesmo após a falha muscular. O ideal é que você conte com a ajuda de um parceiro de treino ou do seu personal trainer.

Resposta hormonal

Até hoje, apenas um estudo da eficácia das repetições forçadas foi realizado. Ele coloca que o uso das repetições pode proporcionar aumentos muito expressivos na:

  • Secreção de testosterona
  • Secreção de GH (hormônio do crescimento).

Porém, existe um lado sombrio. Também ficou comprovado que a técnica pode provocar um aumento nos níveis de cortisol, quando comparado às séries normais de treino.

Em um segundo estudo, feito em 2007, teve como objetivo provar se uma rotina de treinamento, que inclui um número maior de repetições forçadas, proporciona ou não um aumento de força quando comparado a um programa de treino normal.

A pesquisa

Para a pesquisa, foram chamados 12 jogadores de basquete e 10 de vôlei. Ambos com atuação em equipes de elite e com larga experiência em treinamento com pesos.  Ao se somarem, foram separados em três grupos, que treinaram três vezes por semana. O exercício escolhido foi o supino reto, nele os participantes poderiam escolher a quantidade de séries x repetições, respectivamente, entre 4×6, 8×3 ou 12×3. Em relação às cargas, foram estipuladas de acordo com o nível de cada um, o obrigatório era que ao final do treino todos atingissem a falha.

O método de repetição forçada

A maior duração de séries (4×6) e o volume maior (12×3) foram estabelecidos de forma intencional. O objetivo era comparar o resultado destes dois grupos de maneira mais categórica, onde o primeiro grupo realizaria mais repetições forçadas que o segundo e este também pudesse realizar mais repetições que o grupo intermediário (8×3).

No final das contas, o grupo que realizou mais repetições forçadas, após terem atingido a falha, não tiveram maiores ganhos do que aqueles que realizaram menos ou até mesmo que treinaram só até a falha.

Conclusão

Então, a conclusão é que realizar repetições forçadas não irá proporcionar um maior desenvolvimento muscular quando comparado aos que optam em fazer até a falha. Os especialistas concluem que a prática comum no uso desta técnica não é nada benéfica e, portanto, deve ser reduzida quando o objetivo é o ganho de força.

Referências:

J Strength Cond Res. 2007 Aug;21(3):841-7. Increased number of forced repetitions does not enhance strength development with resistance training. Drinkwater EJ1, Lawton TWMcKenna MJLindsell RPHunt PHPyne DB. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17685709

Int J Sports Med. 2003 Aug;24(6):410-8. Acute hormonal and neuromuscular responses and recovery to forced vs maximum repetitions multiple resistance exercises. Ahtiainen JP1, Pakarinen AKraemer WJHäkkinen K. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12905088

 

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?