MÉTODO PONTO ZERO – COMO USAR PARA CRESCER
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Tem muito professor que ganha a vida vendendo cursos que adora arrumar uma polêmica, e a da vez é o alongamento! Ele falou que o alongamento atrapalha a hipertrofia, o problema é que um dos métodos mais avançados que existem usa o alongamento para aumentar o estímulo!

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O Método FST-7: Uma Visão Geral

O FST-7 é uma técnica de treino inovadora para aumentar a hipertrofia. Foca-se em 7 séries extras para alongar a fáscia muscular. Este método une alto volume de treino, mais fluxo sanguíneo e alongamentos específicos. O objetivo é expandir a fáscia, dando mais espaço ao crescimento muscular.

A Origem do FST-7

Desenvolvido pelo conceituado coach Hany Rambod, que já preparou diversos campeões de fisiculturismo, o FST-7 nasceu da necessidade de quebrar as barreiras físicas impostas pela fáscia para o desenvolvimento muscular. Rambod, utilizando sua experiência prática e teórica, formulou este método para superar os limites naturais da expansão muscular, promovendo ganhos impressionantes em massa muscular.

A Ciência por Trás do FST-7

A lógica fisiológica que sustenta o FST-7 é entender que a fáscia pode limitar o crescimento muscular devido à sua rigidez. Através da realização de séries com alto volume e repetições, seguidas por alongamentos direcionados, alcança-se uma elevação substancial no fluxo sanguíneo aos músculos exercitados. Esse aumento do volume sanguíneo gera um efeito de expansão (ou “pump”) que estica a fáscia de dentro para fora, facilitando o crescimento muscular.

Esse método não só favorece a síntese proteica como também potencializa a resposta hormonal anabólica ao exercício, incluindo a elevação de hormônios cruciais para a hipertrofia, como a testosterona e o GH. Essa estratégia promove um ambiente otimizado para o desenvolvimento muscular, superando as restrições físicas impostas pela fáscia e oferecendo uma alternativa eficaz para atletas em busca de maximizar seus resultados.

Essa foto representa um atleta que usa o método FST-7
Essa foto representa um atleta que usa o método FST-7

Como usar o Método

Comece selecionando 2-3 exercícios multiarticulares, realizando entre 2 a 4 séries de 6-12 repetições.Para o grand finale, adicione um exercício monoarticular para o músculo alvo, executando 7 séries de 8-12 repetições com pausas de 30 a 45 segundos, onde você realizará alongamentos focados no músculo trabalhado.

Esta intensidade controlada, sem chegar à falha, é a chave para ativar o crescimento muscular sem o risco de overtraining.

EXEMPLO DE TREINO

  • AGACHAMENTO 4X6
  • LEG PRESS 3X12
  • HACK 3X20
  • CADEIRA EXTENSORA 7X12-15 FST-7
  • FLEXORA 4X6
  • STIFF 3X12
  • FLEXORA SENTADA 7X12-15 FST-7

Não deixe seu progresso estagnar. Adote o FST-7 hoje mesmo E VOLTE A TER RESULTADOS. Me conta nos comentários, VOCÊ JÁ USOU ESSE MÉTODO?

Referência: 

Acute effect of intra-set static stretching on antagonists versus passive interval on the performance of maximum repetitions of agonists in leg extension machine.

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

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