3 dicas simples de como perder a barriga dormindo
14 de março de 2018
Treino hipertrofia e definição para mulheres, como montar?
14 de março de 2018
3 dicas simples de como perder a barriga dormindo
14 de março de 2018
Treino hipertrofia e definição para mulheres, como montar?
14 de março de 2018

Trata-se de uma questão complexa e, por isso, a resposta não é pronta ou “retirada de manuais”. O que posso dizer é: depende da pessoa que é treinada. Aqui, mais do que em muitas situações, a individualidade biológica conta e muito.

Métodos de musculação

Antes de seguirmos, vou listar os métodos de treinamento mais usados atualmente. Já falamos de alguns deles em nossos posts, tenho certeza que irá se lembrar.

  • Drop-set

  • Tri-set

  • Bi-set

  • Super-set

  • Pirâmide

Claro, existem muitos outros métodos que nem foram inventados ainda, inclusive. Porém, estes são os mais utilizados na prática da musculação. Como supracitado, não teremos respostas prontas aqui e sim um caminho para que você mesmo as responda.

Por onde começar?

Quando você busca “métodos de treino”, a resposta é quase óbvia que, na verdade, você está buscando alternativas para sair de uma metodologia tradicional, certo? O que é necessário deixar claro por aqui é que nenhum destes métodos é indicado para um iniciante ou sedentário – até porque eles não precisam disto agora.

Cada método tem objetivos específicos, ou seja, eles nunca serão “generalizados” – na verdade, nem passam perto disso. Todo método de treinamento tem como base estímulos metabólicos ou tensionais. Por isso a importância de você escolher muito bem um “novo método” de acordo com o que você busca de forma específica.

Analisar cada um desses métodos faria com que este artigo não terminasse nunca e que você fechasse rapidamente a página. Como a intenção não é nenhuma dessas vou utilizar como exemplo o drop-set.

O drop Set

Da lista que coloquei acima, ele é o mais utilizado sem dúvida nenhuma. Isso porque, além de surtir efeitos interessantes, também é bem simples de ser interpretado. O drop-set consiste na realização do movimento até a falha concêntrica (ou um determinado número de repetições). Quando este ponto é atingido, a carga é reduzida imediatamente e são executadas mais algumas repetições.

Tudo isso para quê? Com um número maior de repetições, você terá um aumento nas suas contrações musculares e, com a redução da carga, um aumento das microlesões e do tão famoso “pump”.

Ele é bom? Sim, quando você utiliza no momento oportuno. O drop-set ele é, em sua essência, mais metabólico do que tensional, ou seja, se você está em busca de força, não é uma boa hora para adicionar este método.

Se observarmos cada método, teremos melhores aplicações dele em determinados objetivos e em épocas diferentes. Mas, a grande pergunta do artigo é: utilizá-los de forma conjunta, seria realmente possível?

E aí, pode ou não pode?

Pode! Mas não sempre. Usar métodos diferentes em um só treino é algo que pode ser feito e ainda pode te ajudar a potencializar seus resultados. Claro, cada método tem suas vantagens e desvantagens, mas para aproveitarmos o melhor de cada um deles, precisamos estuda-los e adequá-los as nossas necessidades.

Existem diversos fatores envolvidos, e se você não se atentar a eles, terá uma perda significativa de qualidade e maiores chances de lesões – dependendo dos métodos escolhidos, claro.

O ideal é que você esteja cercado de um treinador experiente e que tenha um conhecimento não só sobre os métodos, mas principalmente, sobre você. Isso porque as combinações são infinitas e cada uma produz resultados diferentes. Combinar estes diferentes métodos não é tarefa para qualquer um, porém trás resultados magníficos.

Conclusão

Então, entenda o que cada método estimula no seu corpo, na sequência, encontre métodos que se complementem entre si e, por fim, planeje a intensidade e o grau de utilização de cada um.

Só assim, você terá a certeza que está utilizando a melhor combinação possível para atingir seus resultados. Como puderam ver, se isso for feito de maneira irresponsável e sem nenhuma orientação, as chances de não obter resultado algum ou lesionar-se são bem altas.

Leia mais

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?