Personal Trainer Online : testes de força e resistência muscular
13 de fevereiro de 2018Treino de hipertrofia muscular para as pernas de alunos iniciantes
13 de fevereiro de 2018Um dos objetivos mais desejados por nossos clientas da personal trainer online é a hipertrofia muscular. Hoje em dia, existem diferentes métodos ou sistemas de treinamento para atingir esta meta. A polêmica sempre fica em cima do “este” é melhor que o “outro”; ou “para mim este não dá certo, pode dar para você”.
Métodos de treino
Entre os métodos mais populares estão:
- Método Múltiplas Séries
- Super -Set
- Tri-set
- Drop Set
O primeiro é o mais utilizado, isso porque ele pode ser adaptado tanto para o atleta avançado, quanto para o sedentário. Mesmo os que estão iniciando as atividades agora, para isso, basta adaptar:
- Séries
- Repetições
- Intervalos
De acordo com as necessidades e objetivos de cada um. Enquanto o método Tri-set consiste em utilizar três exercícios diferentes para a mesma parte do corpo, com um mínimo ou nenhum intervalo entre as séries.
Musculação melhora a composição corporal?
Com o objetivo de atender a demanda energética imposta pelo exercício, os mecanismos celulares, neurais e hormonais são ativados a fim de regular o metabolismo. No momento do exercício, as alterações na concentração dos hormônios aumentam a disponibilidade de reserva de energia, o que prevalece neste momento é o catabolismo. Já na fase de recuperação, esse “balanço” de hormônios anabólicos e catabólicos, o que prevalece aqui são os anabólicos, que são responsáveis pela ampliação da síntese proteica.
Então, a resposta hormonal ao treinamento de força está correlacionada com a hipertrofia muscular. Considerando que as respostas neurais, hormonais e imunológicas responsáveis pelas adaptações ao treinamento físico dependem das características dele, é esperado que diferentes sistemas de treino também provoquem respostas orgânicas também diferentes.
Desta maneira, um estudo foi realizado para analisar as respostas dos sistemas endócrino e imunológico a treinamentos de múltiplas séries e tri-sets.
O estudo
Para o estudo, foram selecionados doze praticantes de musculação, ambos com experiência superior a 12 meses. Os indivíduos foram divididos de maneira aleatória e, em seguida, submetidos a dois programas de treinos diferentes durante oito semanas, as múltiplas séries e os tri-sets. Foram coletadas amostras de sangue antes e depois das sessões.
Em relação aos parâmetros endócrinos, foi observado que o Tri-set provocou um aumento significativo de cortisol, o curioso é que isso ocorreu imediatamente após o treino e todos os dias durante as oito semanas. Ao observar o comportamento da relação testosterona e cortisol, nota-se um aumento marcante no grupo submetido às Múltiplas séries.
Já em relação aos parâmetros imunológicos, não houve nenhuma alteração na concentração de imunoglobina G. Em relação à concentração de glutamina, ocorreu um decréscimo após as oito semanas nos dois grupos. Porém, o grupo que treinou Tri-set teve esta queda muito mais acentuada quando comparado ao grupo de Múltiplas séries.
Conclusão
Alterações em parâmetros hormonais e imunológicos podem ser utilizadas para avaliar os efeitos de sobrecarga de treinamento em nosso organismo, seja esta aguda ou crônica. Neste estudo, foram consideradas apenas as agudas (antes e depois de uma sessão de treinamento), porém, o intervalo de oito semanas é considerado significativo para determinar que também houve uma resposta crônica.
Infelizmente, no presente estudo não foi possível estabelecer uma correlação entre alterações endócrinas/imunológicas e as alterações na composição corporal e força muscular. E por fim, concluiu-se que o protocolo Múltiplas séries promoveu, durante essas oito semanas, um ambiente muito propício ao anabolismo.
Referência