A Suplementação de proteínas é realmente necessária?
14 de março de 2018
Dietas Low-Carb porque funciona curto prazo?
14 de março de 2018

O treino de hipertrofia é o mais executado nas academias, e muitos alunos e alunas na Personal Trainer Online tem esse objetivo. Mas o controle de séries não é feito da forma adequada e muitos alunos usam um volume exagerado de séries por execício sem nenhum embasamento científico e resultado.

O grande erro!

Isso acontece porque existe um grande “mito” no universo da musculação. De que para promover mais fadiga ao músculo, é necessária a realização de mais séries. São poucos os estudos que indicam um “número ideal de séries” para cada grupamento muscular, afinal, nós temos características muito peculiares individualmente.

O estudo

Diante disso, um grupo de pesquisadores búlgaros desenvolveu um trabalho com o seguinte protocolo.

  • Selecionou 15 indivíduos
  • Com boa experiência em treino de musculação
  • Submetendo eles a um programa de treinamentos com oito séries e dez a quinze repetições
  • No agachamento, com 75% da carga máxima e um intervalo de um minuto entre as séries.

Neste estudo, foram avaliados a:

  • Produção de força
  • A atividade eletromiográfica
  • O número de repetições que cada um conseguia realizar.

Aqui vem o grande barato. As repetições por série começaram a diminuir a partir da terceira e o nível de força começou a diminuir a partir da quarta série.

Um dado interessante é que 9 dos 15 indivíduos apresentaram um platô de fadiga com uma redução de 5% da carga de treino, já os outros 6 não.  Estes 9 participantes realizaram menos repetições na primeira série.

Os níveis de força iniciais e demanda neuromuscular do exercício foi o mesmo entre os subgrupos. Estes dados sugerem que há diferenças individuais nas respostas da sessão de treinamento ao prescrever o exercício baseado em um percentual de força máxima.

Conclusão

Por fim, este estudo demonstra que tentar alcançar a fadiga, com um aumento no número de repetições, não é nada produtivo. Desta forma, um treino com um volume alto de exercícios de musculação devem ser montados de acordo com a individualidade biológica e preservando a manutenção da técnica de treino.

Leia mais

 

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

2 Comments

  1. Cirene Mendes disse:

    como eu posso fazer exercício para ganha maça muscular mas rápido no bumbum ?

  2. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, boa tarde!
    Com um treino e dieta específicos para suas necessidades e objetivos.
    Att.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?