Treino de hipertrofia, 5 regras para crescer mais rápido!
14 de março de 2018Qual o número ideal de séries para o treino de hipertrofia?
14 de março de 2018O consumo de suplementos proteico é uma verdadeira febre nas academias, em nossa consultoria online a maioria dos alunos tomam, ou tem vontade de tomar. Mas esses suplementos não são mágicos e muitas vezes não existe a necessidade do seu uso.
Evolução do consumo de suplementos
O mercado de suplementos alimentares no Brasil começou a crescer em meados de 2008 e explodiu em 2012 registrando um crescimento anual de aproximadamente 30%. Porém os consumidores já não são mais apenas fisiculturistas.
Atualmente adolescentes, adultos e idosos que treinam duas ou três horas semanais, consomem, às vezes, de forma indiscriminada estes suplementos em pó e por ser mais conveniente e, dependendo do produto, ter um custo benefício muitas vezes até melhor que as proteínas in natura, os mesmos acreditam que estes suplementos possam potencializar o aumento da massa muscular.
Os tipos de proteína
Dentre os suplementos proteicos em pó mais consumidos por atletas e praticantes de musculação com o objetivo de aumentar a massa muscular, melhorar a composição corporal e que apresentam os maiores scores PDCAAS, incluem a proteína isolada da soja, albumina e duas proteínas do leite (caseína e whey protein).
Apesar de praticantes de musculação necessitarem de uma ingestão maior de proteína, quando comparado com indivíduos sedentários, devido ao aumento da degradação e oxidação de proteínas intramusculares que ocorre durante o exercício físico, bem como uma maior necessidade para a ressíntese intramuscular e atenuação de mecanismos proteolíticos, a suplementação alimentar deve ser orientada e prescrita de maneira adequada por um nutricionista especializado na área esportiva
Os estudos
Diversos estudos suportam os efeitos benéficos da suplementação proteica planejada com objetivos de ganhos de massa muscular e melhora da recuperação após o treinamento resistido.
Outros estudos demonstram que a ingestão proteica associada com a ingestão concomitante de carboidratos antes/ou após o exercício físico é mais vantajosa para estimular a síntese de proteínas musculares, provavelmente devido a um aumento na sinalização da insulina após a ingestão de carboidratos.
Porém, quando refere-se ao tipo de suplemento utilizado, a literatura ainda é inconclusiva, pois existem estudos que demonstram que a proteína de soro de leite induz um ganho de massa muscular maior quando comparado com a caseína e outros estudos que apoiam um aumento da síntese proteica quando suplementados com caseína
Conclusão
Apesar de todo o mito em torno da suplementação de proteínas, elas não são mágicas e devem ser usadas com orientação de uma nutricionista. Além disso, a proteína é importante mas se a o número de horas de sono, a ingestão de calorias, carboidrato e gordura não estiverem corretas o processo hipertrófico ficará prejudicado mesmo com a suplementação de proteínas.
Leia mais
- TIPTON, K. D.; WOLFE, R. R. Protein and amino acids for athletes. J Sports Sci, v. 22, n. 1, p. 65-79, 2004.
- DEVRIES, M. C.; PHILLIPS, S. M. Supplemental protein in support of muscle mass and health: advantage whey. J Food Sci, v. 80, n. 1, p. A8-A15, 2015.
- Protein Powder: What You Should Know – WebMD
- Is protein powder really necessary? – Bodybuilding.com Forums
- The Truth About Protein Powders. Do You Really Need Them?