Treino de musculação feminina para definição muscular . COM VIDEOS!
29 de maio de 2016Exercícios para as pernas, conheça os 10 melhores para as coxas
16 de junho de 2016O treino aeróbio na Personal trainer online segue as rígidas do Colégio Americano de Medicina Esportiva. Nossa equipe entende que o efeito de treinamento na função cardiorrespiratória depende do grau em que os sistemas são sobrecarregados, ou seja, da intensidade, duração e freqüência do treinamento
Personal trainer online & Prescrição
Os artigos científicos demonstram que melhoras na função cardiorrespiratórias ocorrem com programas de condicionamento físico em intensidade de 50 a 85% do V02máx., duração de 20 a 60 minutos e frequência de 2 a 5 dias por semana.
A combinação de intensidade e duração deve resultar – um gasto de energia (trabalho total) de 200 a 300 kcal por sessão. Esta última variável, trabalho total, parece ser fundamental para o desenvolvimento e a manutenção do ritmo de treinamento na função cardiorrespiratória.
Intensidade
Já é consenso que os ganhos na função cardiorrespiratória ocorrem em programas de exercício nos quais a intensidade de treinamento é de 50 a 80% do V02máx. Mas acreditamos que o limiar de intensidade para um efeito de treinamento esteja no limite inferior dessa faixa para os sedentários, e no limite superior para os fisicamente ativos.
Para a maioria das pessoas que são avaliadas para participar de um programa estruturado de exercício, a variação ótima de intensidades de exercício parece estar entre 60% a 80% do V02máx. O gráfico abaixo mostra que o exercício no limite superior da escala esteve associado a mais complicações cardíacas. Então a moda do HITT deve ser avaliada com extremo cuidado para indivíduos que não sejam altamente treinados.
A intensidade do exercício deve ser equilibrada com a duração, de maneira que a pessoa possa se exercitar durante um período suficiente para gastar de 200 a 300 kcal por sessão, podendo assim atingir os objetivos de função cardiorrespiratória e composição corporal.
Se a intensidade do exercício é muito alta, a pessoa pode não ser capaz de se exercitar durante um tempo suficiente para chegar ao objetivo de trabalho total.
Riscos de problemas ortopédicos e complicações cardíacas
% V02máx. | 40 | 60 | 80 | 100 |
Freqüência (dias/semana) | 2 | 3 | 4 | 5 |
Duração (minutos/dia) | 10 | 20 | 30 | 40 |
Efeitos de aumentos na freqüência, duração e intensidade do exercício no aumento do V02máx. em um programa de treinamento. Esta figura mostra o risco aumentado de problemas ortopédicos devido a sessões de exercício muito longas ou feitas muitas vezes por semana. A probabilidade de complicações cardíacas aumenta com a intensidade do exercício além daquela recomendada para o aperfeiçoamento do condicionamento cardiorrespiratório. Extraída de Powers e Howley 1997.
Duração
Quantos minutos de exercício uma pessoa deve fazer por sessão? A Figura acima mostra que as melhoras no v02máx. se intensificam com a duração da sessão de exercício. A duração ideal de uma sessão de exercício, no entanto, depende da intensidade.
O trabalho total realizado numa sessão é a variável mais importante na determinação dos ganhos em função cardiorrespiratória, desde que o limiar mínimo (>50%Vo2máx) de intensidade tenha sido ultrapassado.
Se o objetivo é alcançar um trabalho total de 300 kcal em uma sessão de treinamento na qual o indivíduo trabalha em 10 kcal x min1 (2 I 02 por minuto), a sessão deve durar 30 minutos.
Se a pessoa está trabalhando com a metade dessa intensidade, 5 kcal x min*1, a duração deveria ser o dobro. Trinta minutos de exercício podem ser realizados como uma sessão de 30 minutos, duas sessões de 15 minutos ou três sessões de 10 minutos.
A figura acima também mostra que quando a duração do exercício extenuante (75% do V02máx.) excede a 30 minutos, aumenta o risco de lesão ortopédica.
Freqüência
Por que recomendar que alguém faça de 3 a 5 sessões de treinamento por semana, se 2 seriam suficientes? A figura acima mostra que os ganhos na função cardiorrespiratória aumentam com a frequência do exercício, mas começam a se estabilizar a partir de 4 dias por semana.
As pessoas que começam um programa de condicionamento físico devem planejar se exercitar de 3 a 4 vezes por semana. O esquema hã muito recomendado de trabalhar um dia/descansar um dia mostrou-se válido devido às melhoras na função cardiorrespiratória, baixa incidência de lesões e êxito nos objetivos de perda de peso.
Mesmo que se exercitar com menos frequência que 3 dias por semana possa trazer melhoras na função cardiorrespiratória, o participante deve atingir uma intensidade mais alta, e a perda de peso torna-se mais difícil. Exercitar-se mais do que 4 vezes por semana para indivíduos previamente sedentários parece ser demais, e resulta em mais abandono e lesões e menos ajuste psicológico ao exercício.
Conclusão
Se o foco do aluno não for performance ou estética absoluta os estudos demonstram que treinar de 3 a 4 vezes por semana de 20 a 60 minutos é o suficiente para manter a saúde e prevenir possíveis morbidades de nossos clientes.
Referência:
- American Heart Association Recommendations for Physical Activity in. www.heart.org/…/HealthyLiving/PhysicalActivity/…/American-H
-
The Heart Rate Debate – American College of Sports Medicine. www.acsm.org
-
ACSM Issues New Recommendations on Quantity and Quality of . www.acsm.org