6 receitas com albumina para ganhar massa muscular
20 de janeiro de 2018
Efeitos do treino de musculação no processo de emagrecimento
21 de janeiro de 2018

Muitos alunos da Personal trainer online tem verdadeiro pavor de consumir açúcar, nesse artigo vamos explicar o que é o açúcar e como pode ser consumido. O açúcar é associado a algo que lhe dá força e energia, e por isso o sabor doce de algo, nos dá uma leve impressão de aceitação ou rejeição da comida assim que consumida.

Os açúcares naturais são obtidos através de frutas, bagal e do mel, e são usados desde algumas centenas de anos.

Eis a dúvida, o que é o açúcar?

O termo “açúcar “, que todos nós conhecemos, o açúcar branco, abrange muito mais que isso. O açúcar é todo o tipo de hidratos de carbono ( são a nossa principal fonte de energia ).

Existem os açúcares simples, que são aqueles que encontramos em alimentos como frutas, cereais, mel, esses são nomeados como glicose e frutose.

E em contra partida, existem também os açúcares complexos. Um exemplo comum para este tipo, é a lactose, encontrada em leite e derivados. E a sacarose, que é o “ açúcar de mesa “, cuja colher de chá contém 16kcal.

O consumo de sacarose e frutose

A sacarose tem um papel importantíssimo no nosso corpo, porém, ao consumo excessivo, pode-se levar a um aumento do risco de algumas doenças, bem conhecidas nossas, como o risco de pré-diabetes, diabetes tipo 2, pode aparecer cáries dentárias, ter um aumento de níveis de colesterol.

Já a frutose, é muito mais usada na indústria alimentar, e é um carbono simples. Mas, seu consumo está associado à acumulação de gordura no fígado, o que ocasiona um aumento do colesterol sanguíneo e resistência à insulina, e isso dificulta ao regular os níveis de açúcar no sangue.

Há alguns açúcares naturais mais saudáveis, citamos alguns abaixo.

As diferenças, realmente valem a pena?

Açúcar mascavado: usado para os mesmos fins do açúcar branco. Com o sabor mais intenso e um pouco mais escuro ( por ser menos processado ), e com o valor calórico de 11 kcal por colher de chá.

Ele apresenta maior teor de cálcio e ferro. Mas, é absorvido pelo organismo da mesma forma que o açúcar branco, pois é sacarose pura.

Mel: um dos mais conhecidos, pois é um xarope produzido pelas abelhas, a partir de flores, e além do mais com várias propriedades anti-inflamatórias. Contém 64kcal, por cada colher de sopa. O mel consumido em pequenas quantidades, pode ser um aliado para a ingestão de antioxidantes.

Xarope de Agave: natural como o mel, é utilizado para adoçar bebidas, molhos ou cremes. Contém 21kcal por colher de chá. Mas, ingerido em excesso, a desvantagem que existe é o aumento de gordura no fígado.

Stevia: extraido de uma planta com o mesmo nome, pode ser ingerido em pó ou gotas. Tem um valor calórico menor e é um adoçante não calórico natural, recomendado como um açúcar para diabéticos.

Conclusão

Podemos analisar, que não é preciso tirar o açúcar da dieta para conseguir melhores resultados no treino de musculação, mas, fazer o consumo em pequenas quantidades, assim não influenciaria a dieta e nem a saúde.

Leia mais:

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?