Sim! Fazer treino de musculação ajuda no emagrecimento
4 de janeiro de 2018Malhar em casa, treino completo para definição muscular
6 de janeiro de 2018Infelizmente, a beterraba não é um dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros, estando presente em saladas, sucos e sopas. Antigamente, seus efeitos medicinais eram muito mais valorizados do que os nutricionais.
Era comumente usada para combater a febre e outras doenças na antiga Roma. Atualmente, ela é reconhecida também por seu valor nutricional e a grande ajuda que dá ao promover o equilíbrio do organismo.
A beterraba nutricionalmente falando
Conta com apenas 38 kcal a cada 100 gramas – muito pouco né? Principalmente para quem quer emagrecer. Além disso, contém 1.7g de proteínas e 1.9g de fibras nas mesmas 100 gramas dela – bom também para quem pratica a musculação e quer aumentar seus músculos.
E para o que mais ela é boa?
Coração
As pesquisas de saúde mostram que a beterraba é extremamente eficaz na redução da pressão arterial e, consequentemente, previne quem a consome de problemas cardiovasculares, como infartos e derrames.
Força muscular
A beterraba aumenta a estamina, o que faz com que os músculos trabalhem mais e consigam mais força. Além disso, contém magnésio, potássio e ferro, que colaboram com a saúde e o funcionamento dos músculos. Você quer ganhar músculos? Coma beterraba.
Combate o envelhecimento
A beterraba tem uma poderosa ação antioxidante, principalmente a betacianina – que é o pigmento que dá a cor roxa a ela. Então, ela faz parte de um seleto grupo de alimentos que evitam o envelhecimento das suas células, e consequentemente, de sua pele também.
Reduz o risco de diabetes
Ela contém substâncias que convertem o açúcar de forma lenta na corrente sanguínea, esse movimento lento coloca a glicose dentro de seus padrões normais, reduzindo assim o risco de doenças como o diabetes, por exemplo.
Além disso, esse controle do açúcar no sangue ajuda no controle do peso e traz uma sensação de saciedade, fazendo com que ela seja ingrediente obrigatório para quem quer emagrecer.
Evita doença nos ossos
A sílica – ingrediente presente na beterraba – faz com que o corpo utilize melhor o cálcio presente em nosso corpo. Isso significa que, futuramente, os riscos de doenças ósseas como a reumatite e a osteoporose.
Boa para o cérebro
Ela possui nitratos – que ajudam a melhorar o fluxo de sangue para o cérebro, reduzindo o risco de demência nos mais idosos. Além disso, conta também com ácido fólico, que auxilia na formação dos tecidos e diminui a progressão do Alzheimer em seus portadores.
Conclusão
E aí? O que está esperando para incluir este incrível vegetal na sua dieta agora mesmo? Ele é daqueles que agrada “gregos e troianos”, ou seja, bom para o emagrecimento e o crescimento muscular.
Leia mais