Treino de hipertrofia com suplementação de vanádio, será que funciona?
23 de fevereiro de 2018
Musculação no tratamento do mau de Alzheimer
23 de fevereiro de 2018
Treino de hipertrofia com suplementação de vanádio, será que funciona?
23 de fevereiro de 2018
Musculação no tratamento do mau de Alzheimer
23 de fevereiro de 2018

A beta-alanina é um aminoácido não essencial que atua na formação de carnosina, por sua vez a carnosina é um potente inibidor de fadiga gerada pelo ácido lático. Com a supressão da fatiga o aluno que está em fase de ganho de massa muscular consegue realizar algumas repetições a mais e isso pode potencializar a hipertrofia muscular.

Onde é usada

A beta alanina ainda não é muito utilizada por quem busca hipertrofia muscular, mas creio que isso vai mudar nos próximos anos, pois ela pode promover ganhos expressivos da força e com a dieta correta de massa muscular também.

Após sua ingestão, esse aminoácido é absorvido pelo sistema digestivo e transportado para o tecido muscular, já dentro do sarcomero a beta alanina é usada como substrato para a síntese de carnosina, que ajuda a manter a acidose metabólica em níveis estáveis, mesmo em treino de grande stress metabólico como o de hipertrofia (1).

Estudos sobre beta alanina

Alguns estudos demonstraram que a ingestão de 6,4 gramas de beta-alanina, durante 4 semanas, aumentou os níveis de carnosina muscular em até 64,2%. Além disso, os alunos tiveram menor percepção de fadiga durante o treino de musculação e aeróbio de alta intensidade. (2,3,4).

Em comparação com a suplementação de monohidrato de creatina, verificou-se que a combinação de beta-alanina com creatina proporciona um maior aumento da massa corporal magra, maior diminuição da percentagem de gordura corporal e ainda uma maior performance em exercícios de alta intensidade (5).

Como tomar e beta alanina

A suplementação de beta alanina deve varias de 2,4 a 6,4 gramas por dia, alguns estudos mostraram que é necessário ingerir no mínimo 1,2 gramas por dia para elevar os níveis de carnosina em até 50%. Mas para evitar desconforto intestinal você deve ingerir esse suplemento em até 4 vezes ao longo do dia.

Conclusão

A suplementação de beta alanina apresenta resultados promissores no aumento da massa muscular, mas deve ficar claro que ela não é um agente anabólico, sua função e diminuir a fadiga e permitir que você treine com mais intensidade durante o treino de musculação.

Referência:

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?