Definição muscular, como consigo alcançar esse objetivo
1 de maio de 2017Riscos da perda de peso rápida na musculação e esportes de luta
9 de maio de 2017Para nossa surpresa o número de alunos idosos em nossa consultoria online não para de crescer, com esse crescimento também aumenta o número de alunos com problemas de saúde, dentre esses problemas podemos salientar a sarcopenia e outras doenças inflamatórias.
Em um breve resumo da literatura científica podemos encontrar muitos estudos relacionados à alterações das funções imunológicas e o processo de envelhecimento. Dentre eles destaca-se a imunossenescência, e a descrevem como uma complexa remodelagem onde enquanto alguns parâmetros imunológicos diminuem com a idade, outros aumentam ou permanecem inalterados.
E com esse fenômeno surgem uma série de modificações , das quais, se destaca o aumento da atividade inflamatória basal, definida como inflammaging. Inflammaging: termo usado para designar um sutil surgimento das doenças inflamatórias.
O que, de fato, surgem através de doenças relacionadas a idade, uma vez que doenças como Alzheimer, aterosclerose, diabetes e alguns cânceres apresentam importante componente inflamatório em suas respectivas fisiopatologias.
No que se refere ao fatores humorais considerados marcadores de inflamação aguda, pode-se dizer que possuem forte valor preditivo para doenças cardiovasculares assim como isquemias, infartos, e doenças coronarianas, sendo sua utilização utilização disseminada na prática médica.
Neste sentido, citocinas vem mostrando igual aplicabilidade no prognóstico de doenças associadas à idade. Desta forma, e com inúmeras pesquisas, a literatura científica vem demonstrando que o fenômenos inflammaging e as diferentes trajetórias clinicas envolvendo inflamação possuem um forte componente genético.
O entendimento dos mecanismos imunogenéticos contribuirá para o monitoramento do fenômeno da inflammaging na população brasileira , com vistas ao desenvolvimento de estratégias terapêuticas voltadas à promoção da qualidade de vida dos idosos de acordo com determinadas citocinas como marcadores de prognóstico de envelhecimento.
É preciso ainda, tornar as dosagens das mesmas acessíveis, pelo ponto de vista econômico, já que tais citocinas, por custarem um pouco mais caro, não estão tão acessíveis para serem usadas na parte integrante da prática médica.
Efeitos e mediadores inflamatórios em doenças crônicas relacionadas à imunossenescência
Doenças crônicas representam a principal causa de morte no mundo, lideradas por doenças cardiovasculares , câncer, doenças do trato respiratório e diabetes mellitus. A forte associação entre os níveis de mediadores inflamatórios circulantes e o risco de mortalidade , independe de morbidades, pré-existentes, sugere-se que citocinas desencadeiam/potencializam processos patológicos crônicos ou atuam como marcadores sensíveis de distúrbios subclínicos em idosos.
Aterosclerose: Consiste na formação de placas ateroscleróticas ou ateromas ao longo do leito vascular e envolvem acúmulo de lipídeos, migração, proliferação, morte celular e fibrose da parede arterial.
Em recente pesquisa, foi evidenciado que o exercício físico é fundamental no controle de aterosclerose.
Síndrome de fragilidade e sarcopenia: é definida como um declínio gradual de massa corporal,força muscular, reduzida disposição física, perda de autonomia , hospitalização e mortalidade. Esse declínio tem início por volta dos 65 anos de idade.
O estilo de vida mais ativo e saudável, contribui com a reversão dessas doenças.
Resumidamente, estudos evidenciam que a prática de exercícios físicos tem sido eficaz em reduzir os níveis circulares de mediadores pró- inflamatórios e aumentar a liberação daquelas com atividades anti-inflamatórias.