Treino de hipertrofia avançado_atleta Ulisses Jr.
23 de maio de 2018
Sintomas overtraining musculação. Como evitar?
23 de maio de 2018
Treino de hipertrofia avançado_atleta Ulisses Jr.
23 de maio de 2018
Sintomas overtraining musculação. Como evitar?
23 de maio de 2018

A utilização de uma ou três séries no treinamento de musculação para alunos iniciantes ainda apresenta muitas controvérsias. Vários artigos tentaram descobrir qual o protocolo mais adequado para iniciantes. Mas a resposta para essa pergunta ainda não foi encontrada e nesse artigo vamos apresentar algumas opções.

Séries & Iniciantes

Os estudos com alunos idosos têm apontado que uma série é igual ou melhor que três séries.  No treinamento de musculação para jovens esse resultados não foram encontrados.

Essa diferença pode ser explicada por questões hormonais, nutricionais e o déficit muscular que acontece com o processo de envelhecimento. (Santarem, 2012)

Um artigo publicado por pesquisadores japoneses no J Strength Cond em 2013, investigou os efeitos do volume de treinamento sobre o ganho de força e hipertrofia muscular em homens jovens. A compreensão dos efeitos do volume de treinamento sobre a força e a hipertrofia muscular dos membros superiores é muito limitado.

Neste estudo japonês, os dois braços do mesmo individuo foram treinados em um protocolo cruzado. Ou seja em um braço era realizado 1 série e no outro 3 séries para eliminar os efeitos da individualidade biológica.

Objetivo do estudo

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do volume de treinamento na força muscular e hipertrofia em sedentários jovens japoneses.

Amostra

Foram selecionados:

  • oito homens com idade, 25,0 ± 2,1 anos
  • massa corporal, 64,2 ± 7,9 kg,
  • estatura, 171,7 ± 5,1 cm sem nenhuma experiência prévia com treinamento de musculação.

Métodos

Os indivíduos realizaram treinamento para os músculos flexores do cotovelo (bíceps) duas vezes por semana durante 12 semanas consecutivas, utilizando o exercício rosca direta sentada com halteres.

Os braços foram aleatoriamente escolhidos para treinamento com 1 ou 3 séries a fim de evitar que o braço dominante tivesse alguma vantagem. A carga de treino foi fixada em 80% de 1 repetição máxima para todos as séries.

Resultados

O protocolo de 3 série aumentou área de secção transversal do musculo significativamente mais do que o treinou com 1 série (1 série, 8,0 ± 3,7%; 3 séries, de 13,3 ± 3,6%, p <0,05).

Além disso, os ganhos de força com o protocolo de três séries tendeu a ser maior do que aqueles com uma série  (1 série, 20,4 ± 21,6%; 3 séries, 31,7 ± 22,0%, p = 0,076).

Conclusão

Com base nos resultados, os autores recomendam 3 séries para indivíduos jovens sedentários e destreinados. No entanto, essa população deve incorporar dias de descanso em seu programa de treinamento para evitar overtraining e garantir a adesão.

As conclusões são relevantes para os sedentários, a população jovem inexperiente masculino e deve ser interpretado dentro do contexto deste estudo.

Autor

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?