Musculação, descubra qual a carga é carga ideal para seus objetivos
15 de fevereiro de 2018
Treino de peito com método de saturação muscular
15 de fevereiro de 2018
Musculação, descubra qual a carga é carga ideal para seus objetivos
15 de fevereiro de 2018
Treino de peito com método de saturação muscular
15 de fevereiro de 2018

O treino de hipertrofia não é uma ciência exata, e muitas vezes seus conceitos são difíceis de serem colocados em pratica, isso vale tanto para o treino de musculação em si quanto para alimentação e suplementação.

O grande limitador dos conceitos do treino de musculação é o  principio da individualidade biológica, que demonstra que um determinado protocolo de treino  pode ser ideal para uma pessoa e não ser para outra, mas também é verdade que existem algumas bases comuns a partir do qual devemos orientar nosso treino.

O treinamento de musculação envolve várias etapas e podemos resumir o macrociclo anual em duas fases, a de hipertrofia e a de definição. Esse artigo vai ajudar você a organizar as varáveis do treino de musculação a serem considerados para o treinamento de hipertrofia e definição muscular.

Intensidade do treino de musculação

O conceito de intensidade na musculação se refere a uma porcentagem de uma repetição máxima ( % 1RM ) ou varias repetições máximas (%RMs). Na teoria, um treino entre 80-100% da carga máxima esperada para 6 a 15 RMs é o ideal para realização do treino de hipertrofia até o ponto falho concêntrico, deixando claro que as séries com baixar repetições são mais adequadas ao desenvolvimento da força máxima.

Isto significa que, em um exercício como o supino, se o seu máximo é de 100 kg para 10Rms você estará trabalhando com carga de 80 a 100kg em séries de 10 a 15 repetições. Isso permitirá que você solicite as fibras musculares do tipo 2B e 2B que são as maiores é mais importantes para o treino de hipertrofia.

Número de repetições ou TST

Além de treinar musculação com um intervalo de carga entre 80% e 100% de 10 RMs , você deve se preocupar com o TST ou tempo sob tensão pois seu músculo não sabe contar e isso que irá determinar a resposta hipertrófica ideal.

Por que o TST é tão importante?

A resposta está relacionada com os sistemas de energia do corpo humano utilizado para realizar certas tarefas. Quando se trabalha em alta intensidade, entre 85% e 100%, com uma duração de 1 a 10 segundos, o corpo utiliza o sistema anaeróbio aláctico, e fornece energia através do uso de ATP e fosfato de creatina (CP) e é durante esse tempo que o treino é mais específico para o desenvolvimento de força máxima e potência com uma hipertrofia leve.

Se você pode trabalhar com uma faixa de repetições de 4, aumentando exponencialmente o TST para mais de 10 segundos irá estimular outros sistemas de energia e, portanto, uma resposta diferente em termos de força máxima e hipertrofia. O conceito é, portanto, considerar o TST em vez do número de repetições.

Na prática isso quer dizer que não importa o número de repetições pois você pode realizar uma série de 10 repetições em 20 segundos e outra de 6 repetições em 30 segundos basta adotar uma velocidade de 2 segundos na subida, 1 segundo na transição e 2 segundos na descida. Essa conduta irá estimular o crescimento muscular de forma mais eficiente do que a série de 10 repetições além de lhe proporcionar uma série com mais peso no exercício.

Quantas vezes devo treinar por semana?

A freqüência de treinamento é outro parâmetro a considerar. A freqüência de treinamento pode ser modulada em resposta a estímulos induzidas. Por exemplo, se o nosso programa em uma determinada fase do ano é dedicado à força máxima, buscamos uma adaptação neuromuscular com baixo stress metabólico para que ocorra várias sessões de treinamento dentro de uma semana para o mesmo grupo muscular.

 Treinando sempre os exercício básicos como o agachamento, supino, levantamento terra para melhora a coordenação intra-muscular e aumentar a velocidade de disparo dos neurônios motores que implica um maior recrutamento de fibras musculares, resultando em uma melhoria em termos de força.

Mas se o objetivo for à hipertrofia muscular devemos levar em conta o número de exercícios, série, a idade, sexo e atividade laboral para determinar quantas vezes um determinado músculo vai se treinado por semana. Mas podemos afirmar que alunos intermediários devem treinar cada grupo muscular de (1 a 2 vezes) por semana dependendo da fase de treino e os avançados (1 vez) por semana deixando o segundo treino só para treinar os grupos musculares mais fracos.

Outro ponto importante a se observar, é que a divisão da série deve priorizar o treino dos músculos mais fracos no início da semana e dar preferência para que eles sejam treinados isoladamente para que fiquem mais harmônicos com o resto do corpo.

Como recuperar entre as séries?

No treino de musculação o substrato energético utilizado é a creatina e o glicogênio, se o treino tiver como objetivo o desenvolvimento da força máxima (1_6 rep ou 2”_10” TST)o intervalo deve ser de 3 a 5 minutos para completa recuperação da creatina fosfato e do sistema neuromuscular. Já no treino de hipertrofia que o TST deve ser de (6_15 rep ou 15” a 60”) o intervalo deve ser de 45” a 120” para que não ocorra a completa recuperação do músculo.

Manter a recuperação incompleta entre as séries é fundamental no treino de hipertrofia, pois isso estimula a liberação dos hormônios que são fundamentais no processo de reparação tecidual como a testosterona e o GH. Além disso, altos níveis de acidose metabólica estimula a solicitação de células satélites o que amplia o efeito hipertrófico no músculo alvo

Devo sempre treinar até a falha muscular

Conforme expresso anteriormente um dos fatores a se considerar e a adaptação do sistema nervoso central como meio de promover o aumento da força e de microlesões no músculo, em outras palavras, devemos tentar aumentar  a carga (o peso, repetição, velocidade, reduzir o intervalo de descanso entre as séries) para estimular a hipertrofia muscular.

O treino até o ponto falho só deve ser buscado nas séries finais de cada exercício, para que você consiga realizar toda sua série de musculação, se você aumentar a carga de realiza uma série de supino com 100kg para 10 repetições e aumentar para 110kg mas só conseguir realizar 6 repetições o treino vai se tornar improdutivo pois o volume total da série vai descer de 1000kg para 660kg.

Qual exercício devo utilizar na musculação

Músculos grandes são estimulados com grandes cargas, é isso só acontece com exercícios multi-articulares como agachamentos, levantamento terra, supino, remo, barra fixa e outros. Os exercícios mono-articulares devem ser usados para correção de desequilíbrios na simetria muscular e para trabalhar os pequenos grupos musculares como o bíceps, tríceps e o gêmeos

Periodizar do treino de hipertrofia

A periodização do treinamento ( periodização ) refere-se à variação sistemática dos parâmetros e variáveis de treinamento durante um programa de treinamento a longo prazo. O conceito de  periodização  é baseado no princípio da GAS, síndrome de adaptação geral (GAS ou, Inglês  Síndrome de Adaptação Geral ), com a intenção de evitar a fase final de adaptação a um determinado estímulo, resultando em estagnação do progresso, , bem como o excesso de  estresse  induzido pelo treinamento muito cansativo mantido por períodos prolongados, que culminam na  síndrome de overtraining  (OTS) .

Na literatura, tem sido amplamente demonstrado que o treinamento com pesos periodizado capaz de promover melhores resultados em comparação com os programas não periodizados, de forma geral a periodização clássica para hipertrofia muscular usa 1 mês para força máxima, 2 para hipertrofia muscular, 3 semanas para definição e 1 semana regenerativa.

Nutrição do treino de hipertrofia

Para promover o a hipertrofia muscular é fundamental que sua dieta tenha mais de 45 kcal e 1,7 a 2 gramas de proteína por Kg. A dieta e a suplementação deve ser prescrita por um nutricionista com experiência em nutrição desportiva

Leia mais

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

4 Comments

  1. paulo henrique disse:

    Estou treinando Hipertrofia muscular, e estou gostando dos resultados, comecei com 28cm de braço hoje estou com 43,5cm de breaço quer dizer meu foco esta dando certo sem contar os outros musculos do meu corpo que tiveram um up grandioso.
    valeu pelas dicas e vamos pro treino……

  2. Rodrigo Ramos disse:

    Obrigado! Indique a seus amigos para ajudar o site a crescer.

  3. Nanci disse:

    Muito clara as informaçoes, como faço para acessar o aplicativo e qual o valor?

  4. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, boa tarde!
    Temos planos a partir de R$49,00, o App é o Musculação Online. Mas ele é fechado para nossos clientes!
    Att. Prof. Rodrigo Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?