Qual a melhor forma de fazer os abdominais na musculação
10 de fevereiro de 2018
Rosca direta no cross, barra reta, W, halter ou máquina. Guia Completo!
10 de fevereiro de 2018
Qual a melhor forma de fazer os abdominais na musculação
10 de fevereiro de 2018
Rosca direta no cross, barra reta, W, halter ou máquina. Guia Completo!
10 de fevereiro de 2018

Na personal trainer online à análise das necessidades para uma mulher em um objetivo para o treino de musculação é feita usando-se o esquema de analise do biótipo, idade, histórico de saúde experiência, estilo de vida, disponibilidade de tempo e equipamentos.

O que se precisa para ter êxito no treino de musculação é determinado pelo somatotipo e não pelo sexo do praticante. Um programa de musculação se baseia-se nos requisitos para a participação bem-sucedida neste treino e nas fraquezas individuais do aluno, sua história de treinamento e história de lesões.

O processo de planejar um programa de treinamento de força para um objetivo é essencialmente o mesmo para ambos os gêneros. Devido às diferenças na força muscular absoluta entre os sexos, a principal diferença entre os programas para homens e mulheres é a quantidade de carga usada para os exercícios.

Treino de hipertrofia para mulheres

Para o treino de hipertrofia muscular da parte superior do corpo, a análise das necessidades deve levar em conta a musculatura absoluta e relativamente mais fraca das mulheres nessa parte do corpo, comparada à dos homens. A massa muscular da parte superior do corpo das mulheres, geralmente menor, pode limitar seu desempe­nho nesse tipo de treino que exige força ou potência dessa área.

O programa de treinamento para tais objetivos deve, portanto, privilegiar os exercícios para a parte superior do corpo na tentativa de aumentar a força e a potência. Isto pode ser conseguido pelo acréscimo de um ou dois exercícios para essa parte e/ou duas séries extras.

A musculatura mais fraca da parte superior do corpo da maioria das mulheres também causa problemas no de­sempenho de exercícios estruturais tais como agachamento.

Neste tipo de exercício, as mulheres podem achar muito difícil ou impossível que a parte superior de seu corpo suporte a mesma carga que a parte inferior pode tolerar.

Não devem ser admitidas formas incorretas destes exercícios para per­mitir que o indivíduo levante cargas maiores. Sacrificar a técnica pode causar lesão no levantador. Em lugar disso, o programa deve enfatizar os exercícios de assistência para fortalecer a musculatura da parte superior do corpo.

Força muscular nas mulheres

Apesar da força muscular absoluta das mulheres ser menor do que a dos homens, a diferença é grandemente reduzida se comparada relativamente ao peso total do corpo ou à massa corporal magra. Isto é especialmente verdadeiro para a parte inferior do corpo, onde não se demonstrou diferença em força muscular entre os gêneros, comparando- se relativamente à massa corporal magra.

As adaptações das mulheres a um programa de treinamento de força são da mesma magnitude ou até ligeiramente maiores do que as dos homens para as mesmas variáveis. Isto significa que, em geral, os programas de treinamento de força para as mulhe­res não precisam ser diferentes dos programas para homens, exceto que as cargas absolutas utilizadas serão menores.

As irregularidades menstruais podem ser mais prevalentes nas mulheres que executam atividades de força intensa com volume muito alto, compa­radas à população normal. Essas irregularidades, no entan­to, normalmente cessam uma vez que o treinamento pesado de força seja interrompido.

Conclusão

O treinamento de musculação pode resultar adaptações morfológicas desejadas por várias mulheres, como uma melhor aparência e força muscular. Para que isso aconteça é fundamental o treino personalizado, nutrição especifica e repouso adequado.

Leia mais

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?