Consumo de proteína no treino de musculação, mais é melhor?
23 de maio de 2018
Treino de hipertrofia avançado_atleta Ulisses Jr.
23 de maio de 2018
Consumo de proteína no treino de musculação, mais é melhor?
23 de maio de 2018
Treino de hipertrofia avançado_atleta Ulisses Jr.
23 de maio de 2018

A ginecomastia é um problema muito comum em alunos que fazem musculação e usam anabolizantes, e infelizmente muito acham que fazer mais treino para o peitoral ou treino aeróbio vai resolver o problema.

A ginecomastia

A ginecomastia é o aumento do tecido mamário superior a 2,0 cm de diâmetro, valor considerado anormal. A maioria dos pacientes nem percebem que o tem e é mais comum do que parece. Ela chega a atingir 1/3 de toda a população masculina. A ginecomastia tem alguns motivos para acontecer, porém, um dos principais é o aumento da taxa de estradiol/testosterona, que é exatamente o efeito causado pelos anabolizantes.

Mas para ficar claro, vamos listar os motivos para você entender exatamente o que acontece.

Ginecomastia_musculação

Produção de testosterona

Sim, citamos acima, mas vamos ilustrar. Para que haja produção de testosterona pelos testículos, é necessário que venha um comando partindo do hipotálamo. Este leva o nome de GnRH, ele estimula a hipófise a secretar dois hormônios (FSH e LH). A partir daí, finalmente, haverá o estímulo para a produção de testosterona.

Ginecomastia_testosterona_musculação

Hormônios malucos

Quando utilizados sem nenhuma necessidade, os esteroides anabolizantes fazem uma bagunça hormonal, causando diversas reações colaterais. Seu uso inibe a produção de GnRH, que reduz a produção de testosterona. Mas esta não é a parte mais grave, o pior é que parte do andrógeno (hormônio masculino) é convertido em estrógenos (hormônio feminino). Esta maluquice acontece graças ao complexo de enzimas chamado aromatase.

Ginecomastia_hormonios_musculação

Deu ruim, e agora?

Pois bem, como colocamos acima, a ginecomastia apareceu exatamente pelo desequilíbrio na relação testosterona/estrogênio, fato este que é mais comum no pós-ciclo de anabolizantes. É exatamente neste período que ocorre a conversão dos andrógenos para os estrógenos, aí a bagunça está feita.

A droga indicada para reverter este processo é o tamoxifeno, que vai estimular a produção de testosterona e, ainda, irá bloquear os receptores mamários de estrogênio, o que ajudará no tratamento da ginecomastia.

O prazo para resolução com o uso do tamoxifeno e de um ano, se por acaso este quadro persistir, o tratamento farmacológico não será mais suficiente. A única opção passa a ser a intervenção cirúrgica.

E os médicos, o que dizem?

Infelizmente, muitas pessoas perdem a vida com o uso de esteroides anabolizantes. O que mais acontece é que pessoas sem a menor necessidade de ingerir estes produtos fazem o uso deles de forma errada e acabam sofrendo consequências, como a ginecomastia, por exemplo.

Além disso, esteroides anabolizantes jamais devem ser prescritos com fins estéticos. O Conselho Federal de Medicina (CFM), em seu parecer 19/13 diz: “não haver evidências científicas para o seu uso, não sendo eticamente aceita a sua prescrição e administração, com os consequentes efeitos colaterais”.

Referência

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?