O supino reto é o melhor exercício para o peito? Descubra!
22 de dezembro de 2013
Princípio da sobrecarga, a forma mais simples de ganhar massa muscular
30 de dezembro de 2013

Diariamente chegam duvidas sobre definição abdominal na personal trainer onlineÉ impressionante como existem mitos sobre os exercícios abdominais. Além disso outros fatores são ignorados para se conseguir um abdômen definido. Dentre esses fatores podemos destacar a:

  • Dieta,
  • Genética
  • Sexo
  • Tipo de treino
  • Qualidade do sono, etc.

1º dieta

O fator mais importante para se ter um abdômen definido é a sua dieta, se você segue um cardápio à base de fast-food e cerveja  é muito provável que em breve comece a ter uma aparência mais redonda e menos atraente. Mas algumas pessoas acreditam que podem compensar os maus hábitos alimentares com umas quantas séries de exercícios de abdominais.

Isso acontece porque alimentos com alto índice glicêmico liberam muita insulina e isso diminui a quebra de gordura na região abdominal. Além disso, os exercícios abdominais não queimam muitas calorias e não vão evitar que o seu corpo armazene as calorias que ingeriu em excesso no seu tecido adiposo.

2º termogênicos

O uso de alguns suplementos como a cafeína e o chá verde possuam realmente propriedades termogênicas, no sentido em que estimulam uma maior queima de gordura. Mas essas substâncias e os suplementos termogênicos não fazem magia e não irão retirar a camada de gordura que tem na sua barriga da noite para o dia.

Além disso, o excesso de liberação de adrenalina pode diminuir a resposta dos receptores das células de gordura por feedback negativo, esse fenômeno pode ser observado no efeito sanfona que os remédios a base de anfetamina promovem nos pacientes obesos.

3º velocidade

A velocidade de execução deve variar para que as fibras tipo I e II sejam estimuladas. Dessa forma  para melhores resultados o treino deverá variar a velocidade com que realiza as séries dos seus exercícios de abdominais .

4º frequência de treino

Os músculos abdominais devem ser estimulados como qualquer outro, infelizmente existe o mito de que os músculos devem ser trabalhados todos os dias, sem descanso. Isso não tem menor embasamento científico pois apesar de serem músculos posturais eles não se diferenciam dos outros músculos

5º gordura localizada

Vários estudos já comprovaram que a realização de exercícios abdominais não promove uma maior perda de gordura do abdômen. Aliás, o mito da perda de gordura localizada através do exercício, continua a ser apenas isso, um mito, pois a gordura se deposita em nossa parede abdominal devido a:

  1. Dieta; sempre coma alimentos com baixo índice glicêmico
  2. Genética; se seu biótipo for endomorfo vai ter que passar fome  fazer muitos exercícios aeróbio para definir o abdomen
  3. Sexo: homens tem mais facilidade que as mulheres para emagrecer, mas as mulheres com o corpo em forma de pêra queima mais gordura na região abdominal.
  4. Tipo de trabalho; realize trabalhos com repetições de 12 a 20 para hipertrofiar os músculos abdominais

Qualidade do sono; na hora do sono é que você queima mais gordura, portanto busque um sono de 8 horas sem interrupções.

Leia mais

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?