Como evitar o efeito platô e emagrecer de forma definitiva
5 de abril de 2016Treino online, dois lados da mesma moeda
12 de abril de 2016A leucina é um aminoácido essencial (que não pode ser produzido por seu corpo) que atua de forma decisiva na síntese proteica. A leucina também faz parte do famoso suplemento BCAA – branched-chain amino acids em inglês. Em quantidades adequadas a leucina pode aumentar a síntese proteica em até 150%, e dessa forma é vista como um potente estimulador do anabolismo muscular.
Leucina versos mTOR
mTOR é uma enzima que está diretamente relacionada ao processo de anabolismo muscular. Então, se você der o estímulo adequado, fornecer energia e leucina essa enzima vai estimular o ganho de massa muscular.
Mas é muito importante salientar que não basta suplementar com leucina, pois é preciso que o treino esteja adequado para seu nível de treino e sua dieta forneça mais energia do que seu corpo precisa.
Conclusão
A suplementação de leucina pode ajudar do processo de ganho de massa muscular em atletas ou indivíduos que realizam musculação de forma recreativa para ganho de massa muscular. Mas não podemos esquecer que isso é parte do processo e o consumo de carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais é fundamental para que o anabolismo muscular ocorra de forma correta.
Referências:
- 1. ENGLISH, Kirk L, et al. Leucine partially protects muscle mass and function during bed rest in middle-aged adults. Am J Clin Nutr, p.1-9, 2015.
- 2. LORENZETI, Fábio Médici. Nutrição e suplementação: aspectos metabólicos, fitoterápicos e da nutrigenética. São Paulo: Editora Phorte, 2015.392p.
- 3. MORLEY, John E. Pharmacologic Options for the Treatment of Sarcopenia. Calcif Tissue Int. Disponível em <http://link.springer.com/article/10.1007/s00223-015-0022-5>. Acesso em 28 mar.2016.
- 4. NATIONAL CENTER FOR BIOTECHNOLOGY INFORMATION -NCBI. Disponível em <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/gene/2475>. Acesso em 20 mar.2016.
- 5. PEDROSO, JA; ZAMBIERRI, PP; DONATO J,JR.Reviewing the Effects of L-Leucine Supplementation in the Regulation of Food Intake, Energy Balance, and Glucose Homeostasis. Nutirents.. Disponível em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26007339>. Acesso em 22 mar.2016.