Abdômen definido, cinco erros que você não pode cometer
27 de dezembro de 2013
Perfil do consumos de proteínas de alunos que buscam hipertrofia muscular
14 de janeiro de 2014
Abdômen definido, cinco erros que você não pode cometer
27 de dezembro de 2013
Perfil do consumos de proteínas de alunos que buscam hipertrofia muscular
14 de janeiro de 2014

Seguir o princípio da sobrecarga é a forma mais simples de ganhar massa muscular, pois se o aluno iniciante ou intermediário levanta mais peso ao longo dos treinos o seu corpo irá produzir mais tecido muscular para levantar essa carga.

Sim, é mesmo simples e para isso você não vai precisa de creatina, whey protein, BCAA e outros suplementos milagrosos. E essa afirmação não é nova nem revolucionária pois o principio da sobrecarga é conhecido desde a Grécia antiga com a lenda de Milon de Crotona.

Princípio da sobrecarga  na Grécia antiga

Mílon (em grego: Μίλων; Crotona510 a.C.)[carece de fontes], filho de Diotimus, foi um célebre atleta grego que destacou-se na luta e que nos jogos antigos teria ganho 12 competições. A lenda diz que Milon levantava um boi desde bezerro e conforme o boi crescia e ficava mais pesado ele também ficava mais forte.

Portanto, se você estiver ficando mais forte pode ter a certeza de que está no caminho certo. E quando digo aumentar a força, não me estou me referindo  necessariamente à quantidade máxima de peso que consegue levantar uma vez (FM-forma máxima).

Afinal de contas, o princípio da sobrecarga progressiva continua a ser o aspecto mais importante para se obter progressos em termos de aumento de força e massa muscular. Para obter progressos é necessário desafiar continuamente os seus músculos com um pouco mais de peso ou mais repetições por série, (não adianta fazer outro exercício e colocar um peso de frango) mas tentando manter sempre uma boa técnica.

Princípio da sobrecarga, como aplicar

Se você levantar 60kg no supino para 3x 10 repetições e todos os meses adicionar 2kg à barra em apenas um ano estará levantando 84 kg e como resultado disso, o seu peito, deltoides e tríceps terão aumentado de tamanho para suportar a carga extra.

Isso não significa que não existe uma relação  linear entre os ganhos de força e os ganhos de massa muscular. E isso pode ser observado em alunos iniciantes, que dobram sua força em um ano sem dobra a massa muscular.

Mas para otimizar os resultados os aumentos de força devem ser sempre acompanhados por um dieta de 40 a 50 kcal por Kg corporal, para que o organismo tenha as quantidades suficientes de nutrientes para nutrir o corpo e promover a hipertrofia muscular.

CONCLUSÃO

Resumindo, se você quer ganhar massa muscular treine duro para ganhar força e ofereça energia  suficiente com uma dieta equilibrada de no mínimo 40kcal e 1,4 a 2 gramas de proteína por kg corporal para que seu corpo construa massa muscular.

Siga também uma dieta com um ligeiro excesso calórico que possa “alimentar” o crescimento muscular extra, que seja abundante em proteína e alimentos não processados, e estará no caminho certo.

 Tal como Arnold Schwarzenegger escreveu:

“Para ser grande, você tem que se tornar forte. Os dois estão interligados. Levante pesos pesados, trabalhe duro e o tamanho irá surgir Tal como a noite segue o dia. Isso funciona!”
Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?