Qual é número ideal de treinos por semana para ganhar massa muscular
17 de agosto de 2015Efeito do uso da efedrina na perda de peso
23 de agosto de 2015Controlar a ingestão calórica é suficiente para uma dieta de perda de peso
Geralmente, recomenda-se para os adultos que tentam emagrecer que façam refeições pequenas, mas frequentes ao longo do dia. Contudo, isso não resulta no sucesso desejado, pois o metabolismo não é suficientemente estimulado. Isso foi apontado por pesquisadores na conferência anual BES da Sociedade de Endocrinologia; eles mencionaram um estudo conduzido pela Universidade de Warwick (Coventry, Reino Unido), que mostra que os melhores resultados de emagrecimento são alcançados pela contagem de calorias.
Já se sabe que ingerir uma única refeição rica em gorduras desencadeia leve inflamação através de endotoxinas (fragmentos e bactérias intestinais) que atingem a corrente sanguínea. Isso aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Os pesquisadores querem agora examinar até que ponto ingerir mais refeições por dia pode influenciar esse risco. Vinte e quatro mulheres magras e obesas receberam duas ou cinco refeições em dias separados – todas com o mesmo número de calorias. O gasto de energia foi medido usando um monitor calorímetro de corpo total.
Em última análise, isso mostrou que, independentemente do número de refeições, tanto as participantes com sobrepeso, quanto as de peso normal queimaram o mesmo número de calorias durante um intervalo de 24 horas. Ao mesmo tempo, os pesquisadores descobriram que as mulheres obesas tinham cinco vezes mais endotoxinas ao ingerir cinco refeições por dia, em comparação à ingestão de apenas duas.
O estudo identificou dois achados importantes: “Primeiro, que o tamanho e a frequência das refeições não afetam as calorias queimadas em um dia, mas o que importa realmente para emagrecer é a contagem de calorias. Em segundo lugar, quando se é mais pesado, mais endotoxinas entram na circulação para causar inflamação, e comer com mais frequência intensifica isso”, disse o autor principal, Milan Kumar Piya.