Série de abdominais para fazer em casa, avançado, sexo feminino
15 de fevereiro de 2018
Treino de hipertrofia_sexo feminino_série ABCDE
15 de fevereiro de 2018
Série de abdominais para fazer em casa, avançado, sexo feminino
15 de fevereiro de 2018
Treino de hipertrofia_sexo feminino_série ABCDE
15 de fevereiro de 2018

Essa é a pergunta do milhão na Personal Trainer Online. Mas, falar do corpo humano envolvem diversas variáveis fisiológicas, psicológicas. E cada ser humano sempre vão diferir um do outro.  São treinos e mais tipos de treinos que são criados todos os dias, mas não há nada cientifico que comprove tudo isto.

Treino concorrente

Na literatura internacional atualmente, é chamado de treinamento concorrente (TC) àqueles programas que aliam treinamento de força (TF) e aeróbico (TRA) em um mesmo período de tempo.

Muitos autores pontuam hipótese crônica, ou seja, que haverá sempre um antagonismo nestes exercícios e isto é irreversível, causando assim uma sensação de que algum dos dois não está sendo bem feito.

Também há a hipótese de overtraining, para que isto não ocorra, é necessária:

  • Uma adaptação ao nível de treinamento
  • Controle do volume
  • E, principalmente, aos períodos de descanso.

Por exemplo, se você pretende fazer este tipo de treinamento, você jamais deve:

  • Utilizar o mesmo número de exercícios de um grupo muscular
  • O menos número de séries por exercício
  • E a mesma duvisão como se seu foco fosse apenas a musculação.

E por fim, a hipótese aguda que é a ordem que o treinamento é disposto, ou seja, a ordem de TRA e TF dentro de um programa de treinamentos. Collins e Snow (1993) decidiram tentar desmistificar se a ordem dos fatores alteraria o produto.

Para isto, estruturaram um protocolo de treinos de três vezes por semana para pessoas diferentes. A avaliação era prática, um grupo realizava aeróbico primeiro e força por último, enquanto o outro fazia o contrário. Por fim, os dois grupos tiveram os mesmos resultados estatísticos, ou seja, tanto faz.  Estas três hipóteses são levantadas por Paulo

“Parece haver uma interferência negativa no desempenho quando se combina a resistência aeróbia e a força num mesmo período de treinamento. Essa combinação é denominada de treinamento concorrente (TC) e há três hipóteses que tentam explicar esse fenômeno: a hipótese crônica; o overtraining; e a hipótese aguda”.

Para atletas

Atletas de esportes individuais e coletivos são os que mais seguem este plano de treinamento. Isto porque, como se tratam de esportes de alto rendimento, a musculatura e o aeróbico precisam estar em ponto de bala, nenhum pode ficar sobrando ou faltando.

Mas afinal, treinar no mesmo dia ou em dias separados? A resposta é: depende. Se você planeja perder peso, sem dúvidas incorporar o treinamento concorrente aumentará muito o seu gasto energético e o metabolismo.

Agora, se você não quer perder peso – pelo contrário, deseja ganhar – fuja imediatamente deste treinamento. Como já citado, você irá aumentar em muito o seu gasto energético, fazendo com que você perca o que você nem tem (parece ilógico, mas é a pura verdade).

Vamos treinar

Pronto, decidi. Vou colocar o treino concorrente nas minhas seções diárias. Mas, treino antes ou depois da musculação? Autores e treinadores costumam afirmar que: “treinar a parte aeróbica antes da musculação prejudica a potência e ganhos em massa muscular”.

Em resumo, o seu músculo fica fadigado antes do momento em que realmente ele precisaria fadigar (o que pode acontecer, de verdade). Porém, estudos recentes, como o da revista/jornal Medicine & Science in Sports and Exercise, deixa claro que tais efeitos não acontecem de verdade.

Ainda segundo a revista, aeróbico antes da musculação não te faz “queimar musculatura” e pedalar em uma bicicleta por quarenta e cinco minutos não irão cansar os seus músculos, a ponto de você não aguentar um bom treino de força. Mas atenção, cuidado ao adotar esta rotina de treinos, porque o estudo foi feito apenas com nove voluntários, todos na faixa dos 23 anos.

Nossa! Agora é que não sei o que fazer mesmo. E se eu colocar no final? Falando fisiologicamente, pode ser prejudicial sim. Mais até do que no inicio. Até porque, após um treinamento de força, suas fibras estarão pedindo descanso e lá vai você abusar.

Como consequência, pode acarretar lesões. Se a sua necessidade é um treino regenerativo, após um dia intenso de treino de força, aí a história é outra. Leve em consideração um tempo máximo de meia hora e só inicie este treino vinte e quatro horas depois de findado seu treino de hipertrofia.

Conclusão

Bom, cada corpo tem suas peculiaridades e suas necessidades, no entanto, estar informado é sempre muito importante. Faça um acompanhamento com um personal trainer, afim de que, conhecendo o seu ritmo de vida e sua estrutura muscular, ele consiga indicar qual a melhor forma de você adicionar (ou não)  o treino concorrente no seu programa.

Referências bibliográficas:

  1. http://www.acsm.org/public-information/acsm-journals/medicine-science-in-sports-exercise
  2. Paulo, Anderson Caetano et.al. Efeito do treinamento concorrente no desenvolvimento da força motora e da resistência aeróbica. Publicado em Revista Mackenzie de educação física e esportes.
  3. http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1315/1032
Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

3 Comments

  1. Thiago guilherme disse:

    Acredito que aeróbio antes da musculação seja prejudicial não pelo estresse muscular mas sim por baixar as principais taxas metabólicas para um treino de hipertrofia..por ex os carboidratos…
    Sendo assim é mais aconselhável e menos prejudicial o aeróbio apos Musculacao já que o tipo de fibra e as fontes de energias não são as MSM … Porem o cuidado com grandes períodos de treino e com o catabolismo… Procure sempre a orientação de um profissional

  2. Thiago guilherme disse:

    Acredito que aeróbio antes da musculação seja prejudicial não pelo estresse muscular mas sim por baixar as principais taxas metabólicas para um treino de hipertrofia..por ex os carboidratos…
    Sendo assim é mais aconselhável e menos prejudicial o aeróbio apos Musculacao já que o tipo de fibra e as fontes de energias não são as MSM … Porem o cuidado com grandes períodos de treino e com o catabolismo… Procure sempre a orientação de um profissional…

  3. admin disse:

    Olá, boa tarde! Não, o aeróbio após o treino de perna vai inibir o processo hipertrófico das pernas então ele deve ser evitado, no caso do treino de membros superiores basta ingerir carboidratos após o treino aeróbio para não atrapalhar a musculação. Esse tipo de conduta é utilizada na maiorias dos esportes de força e potência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?