Como as fibras ajudam a emagrecer e perder barriga
7 de maio de 2018
Descanso entre treinos de hipertrofia. Qual o período ideal?
7 de maio de 2018

O treino aeróbio em jejum virou uma epidemia perigosa nas academias. Nesse artigo vamos explicar um pouco sobre a fisiologia desse tipo de treino, se ele é realmente mais eficiente e como você pode fazer.

A teoria do treino aeróbio em jejum se baseia na premissa que na falta de glicose, corpo utilizará a gordura como fonte  de energia resultando numa maior porcentagem de oxidação de gordura.

Fisiologia do treino aeróbio em jejum

Antes de abordarmos o exercício em jejum vamos entender como nosso organismo produz energia pela via aeróbica.

O processo de produção de energia no nosso organismo ocorre através da:

  • Degradação dos alimentos em glicose (Carboidratos)
  • Acidos graxos (gorduras)
  • E aminoácidos (proteínas).

Treino feminino em jejum

 

  • Nesse processo de degradação são produzidas moléculas com 2 carbonos chamadas acetil do acetil-CoA, (Matéria prima) e somente essas moléculas são capazes de entrar no ciclo de Krebs para produzir (ATP, o combustível) .
  • Ao entrar no ciclo de Krebs, o acetil-CoA transfere o seu grupo acetil para um composto com quatro átomos de carbono, o oxaloacetato (Refinaria de combustível), para formar o citrato. Este, é transformado em isocitrato, uma molécula de seis átomos de carbono, e este é desidrogenado, perdendo o CO2, para dar origem ao α-cetoglutarato, um composto com cinco átomos de carbono.
  • Este também perde CO2 e libera o succinato, sendo convertido enzimaticamente, em uma reação de três passos em oxalacetato com quatro átomos de carbono, com o qual o ciclo foi iniciado. Sendo assim, o oxalacetato está pronto para reagir com uma nova molécula de acetil-CoA e iniciar uma nova volta ao ciclo.
  • Para que o ciclo funcione adequadamente precisamos de um suprimento continuo de acetil-CoA  e oxaloacetato. O acetil é proveniente da degradação dos nutrientes e nunca será um limitador do processo pois nosso organismo armazena mais de 120 mil calorias em forma de gordura.
  • Na falta de glicose o organismo tem que produzir oxaloacetato a partir de aminoácidos e esse processo é lento, ineficiente promove a degradação do tecido muscular.

Ou seja, seu corpo vai produzir energia através de acetil-CoA que pode ser formado a partir de uma “Gordura + Carboidrato” ou ” Gordura + Proteína”. Infelizmente nunca vai ser (Gordura + Gordura), então você deve avaliar muito bem se vale a pena realizar essa conduta!

OBSERVAÇÃO:

  • Dessa forma, é fundamental que o treino aeróbio seja realizado com os níveis de glicose normais para que o treino tenha um alto gasto calórico que é o fator principal para promover o emagrecimento.

Riscos do em jejum

Se em repouso, organismo se adapta ao jejum  e muitas pessoas entram em hipoglicemia e acabam desmaiando. Além dos desmaios, a elevação da acidose metabólica pode levar a danos neurológicos  permanentes.

A realização de exercícios em jejum leva a economia de glicose e maior mobilização de gordura durante a atividade e algum tempo após seu término. Diante da escassez de alimentos o corpo pode entrar em um estado de “racionamento de energia” diminuindo o gasto energético.

Conclusão

Se você for um fisiculturista experiente o treinamento este método pode ser uma excelente estratégia. Se você não é uma fisiculturista essa estratégia é muito arriscada, pois pode levar a uma hipoglicemia e reduzir o número de calorias gastas no treino.

 

Leia mais

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

4 Comments

  1. Jr disse:

    o cara da foto tem um terceiro peito

  2. Robson Melo disse:

    melonasc069@gmail.com. goste aeróbico em jejum e concordo com a explicação, excelente.

  3. ILANA HAMOUI disse:

    Ola, eu treino em jejum pq nao tenho tempo p comer, acordo muito cedo e nao da tempo, posso tomar um cha com 1 colher de acucar de coco?? Sera que ja me tira do jejum a colherde acucar?? Ou de mel??

  4. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, boa tarde!
    O mel com um copo com água já resolve o problema
    Att

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?