Brigadeiro e Nutella para ganhar massa muscular
27 de janeiro de 2018
Afundo com step para deixar o bumbum na nuca!
29 de janeiro de 2018
Brigadeiro e Nutella para ganhar massa muscular
27 de janeiro de 2018
Afundo com step para deixar o bumbum na nuca!
29 de janeiro de 2018

Muitos alunos da nossa consultoria online querem usar suplementos. Hoje vamos falar sobre os dois suplementos proteicos mais utilizados por quem pratica musculação. A grande dúvida é: se eu precisasse escolher apenas um, qual seria a melhor escolha?

Se você chegou até aqui é porque já sabe sobre a necessidade do nosso corpo por proteínas. Mas não custa relembrar, não é mesmo?

Proteína é um dos nutrientes mais importantes para quem busca o crescimento muscular, pois sem a quantidade certa você não consegue:

  • Realizar o processo de recuperação
  • Consequentemente, construção muscular não acontece.

Quanto consumir?

O consumo de proteínas indicado é de 2 gramas por quilo de peso corporal. Este valor nos trás a certeza de que estamos fornecendo uma quantia satisfatória deste nutriente ao nosso corpo, de modo que a hipertrofia, de fato, ocorra.

Além de ingerir a quantidade de proteínas corretas, necessitamos também de:

  • 5g carboidratos
  • 10 a 15% de gorduras
  • 30 a 50 calorias por quilo

Enfim, você tem que se virar para preparar alimentos que forneçam tudo isso e TODOS os dias. Aí vem a grande constatação: No final das contas, ingerir a quantidade correta de proteínas durante o dia acaba não sendo uma tarefa fácil.

Whey Protein ou Albumina

É neste momento em que albumina e whey aparecem na história. Elas vêm para te ajudar na tarefa difícil que mencionamos acima e de forma extremamente cômoda, afinal, tanto um quanto o outro fornecem proteínas de altíssima qualidade para que você preencha as lacunas da sua dieta.

Mas e agora, quem ganha esse embate? Vamos trazer um pequeno comparativo entre as duas e no final você decide quem ganha.

Sobre a proteína

  • Tanto whey quanto a albumina fornecem algo em torno de 22 a 24g de proteína por dose;

  • As duas fornecem proteínas completas, o que quer dizer que fornecem todos os aminoácidos que o corpo precisa para construir massa muscular (glutamina, BCAA’s são os principais);

  • Ambas têm altíssimo valor biológico e são igualmente aproveitadas – e bem – pelo nosso corpo.

Velocidade de absorção

Aqui uma das diferenças entre elas. Whey é a que possui a absorção mais rápida de todas, não tem para nenhuma outra. Porém, não quer dizer que a albumina tenha uma absorção lenta, pelo contrário.

Como também é em pó, a albumina também será absorvida de forma rápida pelo nosso corpo. Até porque não existe trabalho de digestão em nosso corpo – o que aconteceria com um alimento sólido – e os aminoácidos entrarão na corrente sanguínea rapidamente.

É importante salientar que a velocidade de absorção de uma proteína não determina se ela é melhor ou pior que a outra, ou que você terá resultados maiores ou menores, pelo contrário, em alguns momentos o nosso corpo precisa de uma proteína de absorção mais rápida (pós-treino) e em outro necessita de uma absorção mais lenta (ao dormir).

Sabor

Whey dá de mil na albumina nesse sentido. Mesmo aqueles sem sabor são muito melhores que a albumina, que por sua vez, tem um gosto temido por muita gente.

Algumas empresas tentam melhorar o sabor da albumina, mas o tiro sai pela culatra. Elas adicionam açúcares para disfarçar o gosto, “sujando” o suplemento com carboidratos simples e afetando a quantia de proteína por dose.

Facilidade na preparação

Nesse quesito o whey se destaca novamente. É extremamente fácil misturá-lo a qualquer tipo de líquido, mesmo com uma colher ou uma coqueteleira.

Já a albumina tem uma dificuldade enorme em misturar-se com líquidos, para facilitar as coisas você precisaria de um liquidificador – na coqueteleira fica bem trabalhoso.

Custo-benefício

No geral, o custo da albumina é menor do que o do whey, mas isso também depende do quanto você gosta de “cavar” em busca das melhores oportunidades.

Falo isso porque, com um pouco mais de calma, é possível encontrar 1kg de whey protein concentrado praticamente pelo mesmo preço que 1kg de albumina (ambas nacionais).

Então neste aspecto, tudo vai depender do seu bolso e da sua paciência.

Tolerância

Vantagem fácil para albumina. Pessoas intolerantes à lactose tendem a ter muitos problemas com whey, coisa que não acontece com a albumina. Se você tem intolerância e quer usar whey protein, você pode, porém é necessário adquiri-lo na forma isolada ou hidrolisada (ambas livres de lactose). Mas aí vem um problema, bateremos no quesito “custo-benefício”, visto que essas duas configurações são bem mais caras que a albumina.

Conclusão

Como disse acima, trata-se de duas proteínas extremamente completas, possuem todos os aminoácidos que você precisa, têm uma quantidade de proteína por dose muito semelhante e apesar da absorção mais rápida por parte do whey, não haverá influência alguma nos seus ganhos, então fique tranquilo (apesar das empresas tentarem te enrolar dizendo que sim).

Então, na hora da escolha, opte pela que cabe no seu bolso e que você consiga ingerir sem que o momento torne-se um martírio. O mais importante é que, ao final do dia, você esteja ingerindo a quantidade necessária de proteínas.

Leia mais

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?