Treino em casa para mulheres iniciantes – Guia completo
6 de abril de 2020
Treino de hipertrofia para as coxas e glúteos: Projeto Bumbum na nuca!
21 de outubro de 2020
Treino em casa para mulheres iniciantes – Guia completo
6 de abril de 2020
Treino de hipertrofia para as coxas e glúteos: Projeto Bumbum na nuca!
21 de outubro de 2020

Da para ganhar massa muscular na menopausa? Simples, use treinos com volume baixo, intensidade alta e busque hipertrofia via IGF-1 CÉLULAS SATÉLITE. Nesse artigo vou explicar sobre as células satélites e o tipo de treino para quem entrou na menopausa.

Se tiver alguma dúvida pode me mandar um WhatsApp no https://wa.me/5513992098475 ou chama no direct no @musculacaoonline

O que são as células satélites

As células satélites são fundamentais para o treino de hipertrofia, elas foram descritas em 1961 em fibras musculares de rã. Sua função é ajudar no crescimento muscular, no reparo de fibras musculares danificadas e na manutenção do músculo esquelético adulto.

Então para quem já ENTROU NA MENOPAUSA é fundamental usar essas células + IGF-1 para crescer e manter a massa magra, já que os hormônios sexuais estão muito baixos .

Leia também

A células satélites tem esse nome por sua localização anatômica na periferia de fibras musculares maduras, podemos afirmar que são um tipo de estagiário, esperando para receber as ordens e começar a trabalhar.

Esse gráfico mostra como as células satélites ajudam na reparação e crescimento muscular

Para que servem as células satélites

São células indiferenciadas (ESTAGIÁRIO QUE FAZ TUDO MAS NÃO É BOM EM NADA) e mononucleadas, cuja membrana basal está em continuidade com a membrana basal (FICA NO CANTO DA SALA, SÓ ESPERANDO SER CHAMADO PARA TRABALHAR) da fibra muscular.

Se o treino não gerar dano muscular as CS permanecem em estado de repouso. Entretanto, em resposta a estímulos como crescimento (CARGA), remodelação (AMPLITUDE) ou trauma (TREINO EXCÊNTRICO), as CS são ativadas, proliferam-se e expressam marcadores da linhagem miogênica.

Neste estado, também são denominadas mioblastos (TIPO UM TRAINEER). Essas células se fundem a fibras musculares já existentes (OU SEJA VAI SER CONTRATADO PARA TRABALHAR NA EMPRESA) ou se fundem a CS vizinhas para gerar novas fibras musculares.

Infelizmente esse não é um processo simples, e apenas 50% das CS que proliferam entram em fase final de diferenciação, expressando a proteína miosina do desenvolvimento. Ou seja, só 50% dos estagiários vão ser contratados apesar de todos terem feito o treinamento.

Para que esse processo seja eficiente você precisa de uma hormônio chamado IGF-1. O papel desse hormônio já é conhecido desde a década de 1990.

Já é de domínio publico que para crescer tem que desafiar o músculo, como resposta a esse stress os hormônios estimulam o DNA a produzirem fibras mais fortes.

O problema é que esse estimulo hormonal se atenua a partir dos 30 ano e aos 50 os hormônios sexuais já não conseguem ajudar nesse processo de forma eficiente. Então o IGF-1 é a solução, e não adianta procurar na internet isso não existe (DE VERDADE PARA VENDER).

Nesse sentido você precisa do treino correto de HIPERTROFIA para um indivíduo de 50 anos e usar as células-satélites  e o IGF-1 PARA CRESCER. Essas células são capazes de ser transformar em novas fibras mesmo durante o processo de hipertrofia.

Além disso, quando o músculo esquelético aumenta em tamanho, é predominantemente devido à ativação, proliferação e fusão das células satélites às fibras pré-existentes, como acontece após lesão por aumento de tensão (p. ex. treinamento de musculação).

Um dos primeiros estudos sobre o tema (1) encontrou um relação direta entre a expressão aumentada de IGF-1 e o aumento da força e massa magra. A grande vantagem de ter mais fibras é que você vai ter mais núcleos, e são os núcleos que são estimulados por nossos hormônios.

Treino para quem está na menopausa

Para quem já está na menopausa o grande segredo é manter o volume baixo, não adianta usar dezenas de exercícios, séries e repetições. Nosso corpo não reponde como um corpo de um jovem. Então é mais qualidade do que quantidade.

Exemplo:

Treino A – SEG-QUI

  • Cadeira extensora 3×15
  • Agachamento 4×6
  • Flexora 3×8
  • Panturrilha no Leg press 3×15
  • Panturrilha sentada 3×15
  • Cadeira Abdutora 3×15

Obs. Faça intervalos de 45 a 90 seg entre as séries

Treino B – TER-SEX

  • Puxador 3×15
  • Remada Baixa 4×6
  • Supino inclinado 3×15
  • Supino reto 4×6
  • Elevação lateral 3×12
  • Abd. reto 3×15
  • Abd. lateral 3×15
  • Abd. Inverso 3×15

Obs. Faça intervalos de 45 a 90seg entre as séries

Então o crescimento muscular depende da atividade das células satélites associada ao IGF-1 (Ele é tipo um mestre de obras que estimula a galera a trabalhar). E para que ele atue a nutrição é fundamental, então treinar sem comer direito vai atenuar muito os resultados e para quem já passou dos 40 essa não é uma boa opção.

Referência: 

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Sou Personal Trainer, especialista em programas de hipertrofia e definição muscular. Se tiver alguma dúvida CLICA NO ÍCONE DO WHATSAPP no canto inferior DIREITO da tela OU na imagem no meio do POST para falar diretamente comigo! Boa leitura!

Comments are closed.

× Como posso te ajudar?