Serie hipertrofia muscular, divisão ABCDE, alunos intermediários
15 de março de 2018
Periodização na musculação, qual a melhor linear ou ondulatória?
15 de março de 2018
Serie hipertrofia muscular, divisão ABCDE, alunos intermediários
15 de março de 2018
Periodização na musculação, qual a melhor linear ou ondulatória?
15 de março de 2018

A velocidade é uma característica neuro- muscular que está presente em todas as situa­ções no treino de musculação. A velocidade de execução de cada repetição depende da perfeita relação entre a carga é o sistema neuromuscular.

O modulador

O sistema nervoso central (SNC) regula os processos que acionam as diferentes musculaturas com o seguinte pro­cedimento: os nervos sensitivos ou receptores recebem os estímulos e, através dos nervos aferentes, transferem o estímulo para o SNC, onde se processa a ordem a ser transmitida às massas musculares correspondentes.

Essa ordem é en­viada pelos nervos eferentes aos fascículos mus­culares por meio da placa motora terminal, ha­vendo uma excitação do músculo, o que origina uma atividade muscular e a realização, então, do movimento. O músculo, órgão que tem a pro­priedade de se contrair sob a influência de estí­mulos, está constituído por dois tipos básicos de fibras, conforme a menor ou maior quantidade de mioglobina (Higbie et al.,1996).

As fibras musculares

As fibras oxidativas, vermelhas ou escuras, que são ricas em mioglobina, são de contração mais lenta, assim como seu estímulo; possuem uma ramificação nas terminações nervosas e são encontradas em maior volume nos indiví­duos com tendência à resistência (trabalho aeróbico em geral). Então dentro da mesma série você pode realizar repetições mais lentas (2 segundos na subida_1 segundos de isometria_3 segundos na descida) para estimular e promover a hipertrofia das fibras oxidativas.

As fibras glicolíticas, claras ou brancas, são pobres em mioglobina, fatigam-se rapidamente, provêm de ramos nervosos relati­vamente mais grossos, possuem maior número de estímulos por minuto e são encontradas em indivíduos com tendência à velocidade (trabalho anaeróbico). Se nas fibras oxidativas a velocidade deve ser lenta, nas fibras glicolíticas ela deve ser rápida (1 segundo na subida e 2 segundos na descida)

Knutzen e Hamill (1999) sugerem que o de­sempenho da fibra muscular em situações de ve­locidade e carga variáveis é determinado por qua­tro propriedades do tecido muscular esquelético:

  • Irritabilidade -» é a capacidade de res­ponder à estimulação;
  • Contratibilidade -> é a capacidade de um músculo para se encurtar quando o tecido muscular recebe estimulação suficiente. A média é de 57% do com­primento de repouso, e alguns podem encurtar-se até 70% de seu comprimen­to inicial. A distância é, geralmente, li­mitada por restrições físicas do corpo;
  • Extensibilidade -) é a capacidade do músculo em se alongar além do com­primento de repouso. E determinada pelo tecido conjuntivo encontrado no perimísio. epimísio e fáscia que cerca o músculo.
  • Elasticidade é a capacidade da fibra muscular para retornar ao seu compri­mento de repouso depois que a força de alongamento é removida. E determina­da mais pelo tecido conjutivo dentro do músculo que pelas próprias fibrilas.

Com a variação dessas velocidades, você vai conseguir aumentar o stress nas fibras musculares sem aumentar as cargas de treino, então se na 1º semana você realizar uma rosca direta com a carga bem pesada, com a velocidade de (1/1) e a cada 2 semanass aumentar 1 segunda na descida até a 8º semana de treino a série de 10 repetições vai de 20 segundos de contração para 50 segundos de contração na 8º semana.

Conclusão

Esse aumento no tempo de contração, vai aumentar o stress no músculo e gerar mais hipertrofia nas fibras glicolíticas e oxidativas. Essa é uma excelente estratégia para alunos intermediários e avançados que não conseguem mais aumentar suas cargas de treino.

Leia mais

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?