Exercícios para alargar os ombros 3x mais rapido
10 de outubro de 2018
Treino completo para crescer ombro!
13 de outubro de 2018
Exercícios para alargar os ombros 3x mais rapido
10 de outubro de 2018
Treino completo para crescer ombro!
13 de outubro de 2018

O supino é o exercício mais executado por homens na musculação! Nesse artigo vamos explicar a forma correta de execução, os principais erros, quais músculos são estimulados e quais variações podem ser adicionadas ao treino.

O Supino

Esse exercício é visto como um exercício para o peitoral, mas isso é um erro pois a cabeça anterior do deltoide e o tríceps trabalham da mesma forma que o peitoral na execução do supino.

Então podemos afirmar que durante a execução do exercício o peitoral e cabeça anterior do deltoide são responsáveis por realizar a adução do ombro e o tríceps fica encarregado de realizar a extensão do cotovelo.

E outro conceito muito comum é achar que o peitoral trabalha mais que o tríceps no movimento por ser um músculo maior. Mas ele não é, então o supino deve ser visto como um exercício para o treino do peito, ombro e tríceps na mesma intensidade.

É claro, que se você realizar uma pegada mais fechada, vai ter uma atuação maior do tríceps do que do peitoral, isso acontece porque a extensão do cotovelo vai ser muito maior que à adução do ombro.

Se você realizar uma pegada aberta, o tríceps vai atuar muito menos que o peitoral pois o braço já vai estar levemente estendido quando você iniciar o movimento.

Isso acontece porque o músculo do peitoral maior, que é um músculo de grande porte e que cobre quase toda a porção superior do peito, tem tem sua origem da superfície anterior da clavícula em sua parte lateral e de todo o comprimento da superfície anterior ao esterno. Além disso se estende nas cartilagens das seis primeiras costelas.

Já o “peitoral menor” é um músculo menor e em formato triangular abaixo do peitoral maior. Ele tem sua origem na terceira até a quinta costela e é direcionado para a lâmina do ombro (escápula), que se move tanto para cima quanto para baixo (Campos, 2008).

Como executar o Supino Reto?

Como disse anteriormente, o supino trabalha o peitoral, ombro e tríceps e quando treinamos em alta intensidade é necessário cuidado para não machucar o ombro. Outro aspecto muito importante é sempre realizar exercícios para o manguito rotador e um leve alongamento antes de treinar.

Execução do supino

  1. Deite-se em um banco, usando uma pegada maior que seus ombros, levante a barra do apoio e mantenha-o em linha reta com os braços esticados. Esta será a sua posição inicial.
  2. A partir da posição inicial, respire e comece a descer lentamente, até que a barra toque o meio do peito.
  3. Após uma breve pausa, empurre a barra de volta à posição inicial enquanto você solta o ar
  4. Repita o movimento para a quantidade prescrita de repetições por seu professor
  5. Quando estiver pronto, coloque a barra de volta no rack.

Descrição do exercício

  • Exercício: Supino
  • Tipo:  musculação
  • Nível de atividade eletromiográfica: IEMG 60 a 85%
  • Principal grupo muscular: peitoral maior, deltóide, tríceps
  • Grupos musculares secundários: manguito rotador
  • Equipamentos: banco de supino
  • Tipo: geral
  • Nível: intermediário, avançado
  • Especificidade desportiva: esportes de luta
  • Nível de complexidade motora:  média

Anatomia e Cinesiologia do supino

Durante a fase concêntrica, são realizados os movimentos de adução horizontal dos ombros ou braços, abdução das escápulas ou abdução cíngulo do membro superior e extensão dos cotovelos ou antebraços.

  • Adutores horizontais do ombro: músculos peitoral maior parte clavicular e esternocostal, deltóide partesclavicular e acromial ecoracobraquial, abdutores do cíngulo do membro superior músculos peitoral menor e serrátil anterior
  • Extensores dos cotovelos: músculos tríceps braquial e ancôneo.

Durante a fase excêntrica, são realizados os movimentos articulares contrários à fase concêntrica abdução horizontal dos ombros, adução das escápulas e flexão dos cotovelos, sendo que os músculos ativos são os mesmos em ambas as fases.

Supino

Principais erros no supino

  • Treine com uma carga que consiga controlar sem precisar de ajuda de um parceiro ou ficar se contorcendo no banco. Essa é a regra de ouro para ter mais resultados e evitar lesões.
  • Desça a barra na altura do mamilo, muitos alunos deixam a barra descer muito acima ou abaixo dessa linha, o que aumenta o risco de acidentes ou lesões nos ombros
  • Tenha um movimento limpo, não retire as costas do banco para gerar mais força.
  • Controle a fase concêntrica e excêntrica do movimento, desça a barra lentamente e evite relaxar o peitoral tocando a barra no peito.

Variações do supino

Essas são variações que permitem realizar o supino de várias formas, tanto para alunos iniciantes, intermediários ou avançados

O supino é o melhor exercício para o peitoral, pois sua atividade eletromiográfica gira em torno de 88% das fibras musculares, mas também estimula o deltoide e o tríceps braquial, então na hora de montar o treino você deve computar esse exercício como um exercício de ombro e tríceps também.

Leia mais

 

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?