9 receitas de Lanche pré- treino para musculação feminina
10 de janeiro de 2018
5 alimentos que atrapalham o ganho de massa muscular
10 de janeiro de 2018
9 receitas de Lanche pré- treino para musculação feminina
10 de janeiro de 2018
5 alimentos que atrapalham o ganho de massa muscular
10 de janeiro de 2018

A trombose é a oclusão (bloqueio) de um vaso sanguíneo por coágulos. As veias transportam sangue pobre em oxigênio, de todo o corpo novamente para o coração. Todas as veias da metade inferior do corpo conduzem sangue à veia cava inferior, enquanto que as veias da metade superior conduzem sangue à veia cava superior. Estes dois troncos venosos descarregam na aurícula direita do coração. Daqui, o sangue é bombeado para o ventrículo esquerdo e depois para o pulmão, através da artéria pulmonar.

No pulmão, o sangue recebe oxigênio, regressando depois ao lado esquerdo coração (aurícula e ventrículo) pelas veias pulmonares, de onde é bombeado através da aorta para abastecer o corpo de oxigénio. A oclusão de uma veia na perna provoca uma acumulação. O sangue continua a ser bombeado para a perna através da artéria, mas não pode fluir no sentido contrário através da veia.

Sintomas &  Trombose venosa profunda:

  • Inchaço da barriga da perna ou da parte inferior da perna,
  • Dor, principalmente quando se transportam pesos,
  • Por vezes, uma cor arroxeada,
  • Tensão da pele = “pele brilhante”,
  • Sensibilidade na barriga da perna,
  • Sensibilidade nas plantas dos pés.

Nem todos os sintomas têm de estar presentes. Em muitos casos, a trombose venosa profunda provoca apenas sintomas ligeiros, pelo que passa despercebida ao doente e ao médico.

Teoricamente, a trombose pode ocorrer em qualquer veia, por exemplo, no abdômen (trombose venosa mesentérica), no cérebro (trombose da veia sinusal), no braço, etc. Mas a localização mais comum é na perna ou na região pélvica, onde a pressão sanguínea é mais elevada.

O treino de musculação vem se apresentando como uma excelente alternativa para prevenção da trombose para alunos sedentários ou treinados. Investigadores da Universidade de Connecticut descobriram que o treino com pesos pode ajudar a proteger contra a trombose. Uma única sessão provoca um efeito imediato, e o efeito é mais forte para as pessoas que já treinam com pesos de forma habitual.

Em pessoas saudáveis, os sistemas que são responsáveis pela ativação da coagulação do sangue e aqueles que são responsáveis pela inibição e degradação dos coágulos sanguíneos encontram-se em equilíbrio.

Esses sistemas encontram-se em desequilíbrio nas pessoas que sofrem de tromboses. A enzima inibidor do ativador do plasminogênio – 1 [PAI-1] poderá ser demasiado ativa, ou a enzima ativador do plasminogênio tecidual [tPA] poderá não ser suficientemente ativa.

Resumindo: A enzima tPA dissolve os coágulos sanguíneos, e a enzima PAI-1 inibe a tPA e portanto promove a formação de coágulos sanguíneos.

Os investigadores já sabiam que os períodos longos de exercício de intensidade moderada estimulam o sistema de degradação de coágulos sanguíneos e que o exercício aeróbico de alta intensidade ativa ambos os sistemas de formação e degradação de coágulos sanguíneos.

As pessoas que têm um risco elevado de vir a sofrer de tromboses beneficiam de um estilo de vida que inclui por exemplo, bastantes caminhadas.

Confira mais artigos sobre:

Mas e em relação ao treino com pesos? É bom ou não para as pessoas que querem prevenir tromboses?

Os investigadores responderam a esta questão realizando uma experiência em que colocaram 10 pessoas com um estilo de vida sedentário e 10 atletas de força, com bastante experiência de treino, a realizar seis séries de agachamento, usando um peso com o qual só conseguiam realizar 10 repetições.

Os investigadores retiraram amostras de sangue dos voluntários antes e depois da sessão de treino. Quando analisaram o sangue, eles notaram que a atividade da PAI-1 diminuiu e que a atividade da t-PA aumentou nas pessoas inativas e nos atletas de força.treino pesos trombose.

Parece que o treino com pesos provoca uma mudança no equilíbrio da formação de coágulos numa direção favorável para as pessoas que estão em risco de sofrer de tromboses. O efeito é mais forte nos atletas experientes.

O treino com pesos não teve nenhum efeito nos níveis de fibrinogênio, que forma coágulos sanguíneos, mas aumentou a concentração do fragmento 1 + 2 da protrombina e dos complexos trombina-antitrombina. Estes são marcadores de coagulação do sangue.

Os investigadores também mediram o tempo de tromboplastina parcial ativada. Isto é o resultado de um teste que diz algo acerca do equilíbrio entre os fatores de coagulação e anti-coagulação. Os investigadores descobriram que o treino de força alterou o equilíbrio na direção dos fatores anti-coagulação.

Conclusão

As nossas descobertas sugerem que o treino de musculação habitual pode limitar a atividade inibitória da PAI-1 e aumentar a atividade da tPA, permitindo, assim, um estado fibrinolítico favorável.

 

Rodrigo Ramos
Rodrigo Ramos
Para DUVIDAS ou SUGESTÕES, clique no ICONE do WhatsApp no canto interior DIREITO DA TELA. Ass. Prof. Rodrigo Ramos. Siga nosso site nas redes sociais e ganhe nossos eBOOKS sobre treino ou dieta!

65 Comments

  1. Vera Queiroz disse:

    Olá Rodrigo, estou pesquisando referencias de atividades fisicas pós trombose nos braços. Vc tem algo sobre isso ?
    Tive um trombose no braço direito na altura da articulação do ombro faz 15 dias, estou usando antigoaculante Xarelto, mas os médicos q consultei me proibiram o exercicio com o braço, alegam que o trombo pode se deslocar.
    Porem não entendo como a atividade fisica poderia fazer mal, já que preciso trabalhar a musculatura para ajudar o sangue a ter melhor fluxo.
    Se fizer academia somente usando as pernas, o beneficio seria geral ? Embora saiba que vou desenvolver somente a musculatura das pernas e meus braços vão continuar flácidos …
    Agradeço se puder me retornar,
    Vera

  2. Rodrigo Ramos disse:

    Olá,
    Faça repouso e não vá treinar, pois o trombo pode se deslocar devido ao alto nível de circulação que o exercício promove e isso pode gerar complicações agudas que são muito graves.

    Att

  3. Haylson Martins disse:

    Olá Rodrigo, tenho 35 anos, tive trombose na perna direita há quase 9 anos atrás, devido uma cirurgia que fiz e tive ficar acamado um bom tempo… fiz o tratamento na epoca, e há anos 8 anos não preciso tomar nenhum medicamento nesse sentido… pensei em fazer academia, devido estar sedentário, mas queria saber se poderia ter problemas devido esse histórico de trombose no passado?

  4. admin disse:

    Olá, não você pode fazer exercícios regulares sem o menor problemas. Só verifique com seu médico sobre os exercícios de contato, mas o treino regular você pode fazer sem nenhum problema.

  5. William disse:

    Ola Rodrigo! Sempre pratiquei atividades fisícas jiu jitsu e musculação isso uns 10 anos de treino. A 1 ano atrás tive um problema sério de saúde ocasionado devido uma trombose na perna direita (que não sabia que tinha), se soltou e foi parar no Átrio e Ventrículo direito. Faz 1 ano que estou parado fazendo tratamento com Xarelto, fiz exames de Eco, Sangue, Eletro, e Esteira meu médico me liberou as atividades fisícas. Rodrigo, com relação a musculação existe alguma restrição, já que tenho esta trombose na perna e que encontra se organizada (estavel)?

  6. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, evite treinos que aumentem o nível de acidose metabólica no local, fora isso é treino normal.
    Att. Prof. Rodrigo Ramos

  7. William disse:

    Muito Obrigado Rodrigo! Esta clara sua resposta.

  8. Maira disse:

    Tive trombose na perna tive uma recanalizaçao na veia hj faço uso de marevan posso fazer exercício?

  9. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, boa tarde!
    O marevam é um remédio mais antigo, mas se o seu médico liberar você pode treinar normalmente. Mas é imprescindível que ele autorize.

  10. marta de lima disse:

    Boa noite! Estou com tvp descoberta há 10 dias. Usando o marevan e anticoagulantes. Gostaria de saber, já que o tratamento será em torno de 6 meses. Quando ou se poderei retornar as atividades físicas como musculação e spnning?

  11. marta de lima disse:

    Gostei muito dos esclarecimentos. Gosto das atividades físicas citadas e não gostaria de ficar parada.

  12. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, boa noite! A liberação para o exercício físico vai depender do seu médico, como esse quadro é muito específico só ele pode te dar um quadro. Mas em hipótese alguma volte a treinar sem liberação do médico.

  13. Rodrigo Ramos disse:

    Para liberar vai depender do local, da anticoagulação e o Doppler de controle sem a presença de trombo.

    Att. Prof. Rodrigo Ramos

  14. Thamiris disse:

    Olá Rodrigo, a uns 5 meses uma amiga teve trombose no cérebro e saiu sem nenhuma sequela do ocorrido, hj segue com o tratamento com anticoagulantes e pretende começar uma rotina mais saudável praticando exercícios físicos, nesse caso, quais seriam mais indicados para ela?

  15. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, boa tarde!

    Se ele tem liberação para treinar não existe nenhum programa em realizar qualquer exercício

    Att

  16. Monalisa disse:

    Olá Rodrigo, tive TEP a 9 meses atras, faço uso de xarelto.. gostaria de saber se posso fazer exercicios físicos como musculação?

  17. Rodrigo Ramos disse:

    Só com a liberação do seu médico

    Att

  18. angela santiago disse:

    ola…tive trombose a 8 meses e hoje ela se encontra canalizada…nao faço mais uso do anticoagulante…gosto muito de jump ser que e um exercicio de risco….

  19. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, bom dia!
    Para voltar a treinar você precisa de uma liberação específica de seu médico vascular, só ele pode avaliar o que você pode ou não pode fazer.

    Att

  20. Michele Navarro disse:

    Boa tarde,

    Tive TVP no final de agosto desse ano e minha médica me liberou agora para exercício a fim de tonificar meus músculos, como amo fazer musculação, comecei com exercícios bem devagar e pouco peso, mas minha dúvida é quando vou poder voltar a praticar musculação com pesos mais fortes e com mais intensidade? e outra dúvida, eu fazia Muay Thai, eu vou poder voltar a fazer?

  21. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, boa tarde!
    Só á médica pode liberar o treino em alta intensidade

    Att

  22. Davi disse:

    Olá Rodrigo, estou dúvida gostaria de perguntar… tenho trombose na perna mas eu posso treinar jiu-jítsu leve

  23. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, boa tarde!

    Só com liberação do seu médico

    Att

  24. ivone leite disse:

    ola rodrigo boa noite meu nome e ivone tive trombose no seio venoso a mais ou menos 8 meses e faco uso de anticoagulantes , quero saber se posso praticar exercicos fisicos como por exemplo , levantamento de peso , agachamento com peso etc..

    att

  25. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, boa tarde!

    Só volte a treinar com a liberação do seu médico

    Att

  26. Léia Fernandes disse:

    Ola,Boa Tarde!!!
    Tive tvp na perna esquerda ha 7meses não uso mais anticoagulante e meu vascular liberou academia, porem uma divida :
    faco os exercício me oferecido certinho e tento ir todos os dias minha perna ficou a sequela msm recanalizada 100% de inchar e ficar meio vermelha clara ainda.
    conforme os exercícios isso pode ser melhorado a aparência da perna ?? obg

  27. Rodrigo Ramos disse:

    Olá,

    Ai depende, pois tem que ver se teve extravasamento de hemociderina

    Att

  28. Daniel disse:

    Ola Rodrigo tive tvp em agosto de 2016 mas minha medica ja me liberou para o jiu jitsu atividade q eu ja fazia antes do problema, gostaria de saber se posso tbm fazer musculacao pois ainda faco uso do xarelto e da meia compressora mesmo quando faco o jiu jitsu

  29. Rodrigo Ramos disse:

    Essa liberação só pode ser feita por seu médico

    Att

  30. Luana Sigliani disse:

    Olá! Tenho tvp na perna direita na veia ilíaca femoral há 11 meses, faço uso de xarelto e meia de compressão. Desde o segundo mês fui liberada a andar, de 15 a 30 minutos e só agora faço caminhada todos os dias. Estou acima do peso e creio que por isso ainda estou com trombo. Gostaria de saber se fazer exercício, como dançar, andar por mais de uma hora se pode piorar a tvp, se me esforcar mais se desloca trombo ou não recanaliza. E se é possível ainda fazer a cirurgia para retirar o coágulo? Minha perna só começou a inchar depois de 3 meses de tratamento e só incha quando fico parada em pé, fica muito pesada e sinto dor. Nenhum vascular me explica isso.

  31. Rodrigo Ramos disse:

    Bom, converse com seu médico

    Att

  32. Douglas Mesquita disse:

    Olá,tive tpv na perna esquerda a 1 ano e ainda estou em tratamento,queria saber se na sua experiencia como profissional na área já viu alguns casos de pessoas que praticam musculação reduzir bastante as sequelas deixadas pela tpv mesmo após o fim do tratamento?.Des de já agradeço.

  33. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, sim depois que tiver alta do médico é só voltar a treinar que vai recuperar o sistema vascular de forma fisiológica.

    Att

  34. Jg disse:

    Tudo bem Rodrigo? Faço uso de xarelto a 2 meses por causa de uma tvp, o angiologista disse que poderia fazer atividade física tranquilamente, porém, lhe pergunto: há algum problema/risco em realizar musculação fazendo uso de anticoagulante? Obrigado!!

  35. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, boa tarde!

    Você precisa de uma liberação específica para o treino de musculação

    Att

  36. Eliane xavier de sousa disse:

    Oi gostaria de saber se posso praticar musculacao pois tenho trombloflebite meu medico disse q podia fazer academia mais nao me disse q tipo de atividades

  37. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, boa tarde!

    Você deve pedir a liberação para essa atividade específica

    Att

  38. Luiz disse:

    Olá Rodrigo,

    Gostei bastante do seu post e das dúvidas acima dos colegas, pois muitas eram minhas também. Há três meses atrás descobri que tinha sido acometido por TVP na perna esquerda. Até hoje não descobri o real motivo, pois não tenho histórico na família e levava a vida fazendo bastante atividade física como corrida e musculação. Semana passada minha angeologista me liberou para “viver normalmente”, incluindo fazer atividades físicas, usando as meias de compressão, pois o exame doppler acusou que eu estava na fase de TVP crônica onde já existe a total ou parcial recanalização das veias. Estava receoso em voltar a musculação e a tentar correr, mas agora vejo que não tem problema mesmo. Irei apenas começar gradativamente os exercícios (levemente), até um dia, lá na frente, voltar ao estágio que tinha antes da trombose. Obrigado mais uma vez pelas informações Rodrigo. Se tiver mais algum artigo relacionando esses tópicos – Atividades físicas e trombose -, por favor, compartilhe com a gente.

  39. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, que bom que gostou!

    Abraços

  40. adriana garbim disse:

    Bpa tarde!
    Achei fantástica a matéria, pois tenho SAAF e uso Marevan (10 mg) todo dia e meu INR em que ficar entre 2 e 3
    Há um mês atrás tive uma hemorragia ocular no vítreo causada por esforço e potencializada pelo uso do anticoagulante.Na semana anterior ao problema, pedalei e fiz aulas na academia de jump e musculação. O INR estava 4.
    Agora estou em repouso absoluto e sem fazer academia.
    Já havia falado para o médico que quando faço muito exercício, meu sangue afina demais.
    Hoje fiz exame e o INR está 1,82. (sempre a mesma dosagem).

    Obrigada!

  41. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, sim você pode fazer exercícios mas sempre com o debito cardíaco moderado e sem fazer isometria na musculação para evitar aumentos subidos na pressão arterial!
    Att

  42. angela maria de sousa brito disse:

    Ola, eu Angela tenho trombose profunda gostaria de saber se eu posso tomar algum tipo de suplemento e quais exercício a mesma poe fazer

  43. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, procure uma nutricionista para verificar quais suplementos pode usar. E contrate nossa consultoria para que você tenha uma prescrição de treino específica.

  44. Leandro disse:

    Boa noite RODRIGUES….
    Tive trombose a 3 anos, fiquei internado só tomando medicamentos , depos de 1 ano fiz um ECO DOPER e no final do exame a médica dizia q só tinha varizes,
    Fui me cuidando com MEIA,REMÉDIOS ,CREMES.
    Depois de 1 fui ao médico!
    Perguntei se poderia fazer academia, o médico me liberou,fiz por 4 meses,não me encomendou em nada, nada mesmo !!!
    Só inchaço, mas o médico disse q ia ser normal !
    Não sinto dor nenhuma !!!
    Mas mesmo assim tenho medo q volte por que tenho varizes é uma mancha roxa na perna, e onde tive a trombose está DURA A MINHA VEIA !!!!!
    Minha pergunta é!
    POSSO CONTINUAR A FAZER ? Ou DEVO PARAR POR CAUSA DAS VARIZES?

  45. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, bom dia!
    Converse com o médico e contrate um profissional para prescrever o treino mais adequado para seus problemas circulatórios
    Att

  46. DULVAL LUIZ disse:

    BOA TARDE ,POSSO USAR BCAA,ZMA, OU CREATINA TOMANDO MAREVAM?????

  47. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, bom dia!
    Converse com seu médico para verificar se existe algum problema!
    Att

  48. jose carlos disse:

    Muito bom o seu post. Entrarei em contato.

  49. Marlucia disse:

    Tive trombose a pelo menos cinco anos tomo marivam. .comecei fazer academia funcional. .a gente faz muito agachamento. .Pode me prejudicar. ..

  50. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, boa tarde!

    Não só ajuda no retorno venoso!

    Att. Prof. Rodrigo Ramos

  51. Joelma Tatagiba disse:

    Rodrigo,
    Boa tarde!
    Tive trombose na perna direita há um mês e gostaria de saber quando posso fazer exercício físico. Foi TVP e estou tomando anticoagulantes e usando a meia, além do repouso.
    Aguardo!

  52. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, boa tarde!
    Essa liberação deve ser feito por seu médico
    Att

  53. Rose disse:

    Olá descobri que tenho trambose nas duas pernas através de um eco doppler, não tomo nenhum medicamento vou passar no vascular só mês de Maio gostaria de saber se posso continuar com a musculação treino pesado ou devo parar até passar com o vascular pra saber oque devo fazer.

  54. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, boa tarde!
    Não faça nada! Espere a liberação do médico!
    Att

  55. Tatiane disse:

    Boa tarde!
    Tive trombose á 9 anos na perna direita qieria começar a fazer musculação tem algum problema???

  56. Rodrigo Ramos disse:

    Se você tem liberação do seu médico, não tem nenhum problema!
    Att

  57. Roberto Santos disse:

    Rodrigo boa noite , tive uma TVP depois de levar uma pancada na panturrilha jogando futebol , já faz mais de 3 meses que estou na terapia com anticoagulante xarelto , voltei a malhar mais não voltei a jogar minha Pelada que eu tanto jogo , sempre joguei minha bola e malhei , gostaria de saber se com estes meses que tomei o xarelto já posso interomper meu tratamento com xarelto e voltar a jogar e se não quanto tempo ainda tenho que tomar esta medicação ?

  58. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, boa tarde!
    Consulte seu médico antes de interromper o uso da medicação
    Att

  59. Manoel Neto disse:

    Olá bom dia, tive tvp a 4 anos fis o tratamento por 8 meses do médico mim liderou para ter uma vida normal sem usar remédio, jogo futebol faço academia e infelizmente o problema voltou com uma proporção menor superficial a 5 dias, será que esta TROBLOFREBRITE que foi diagnosticado agora tem a ver com o futebol. Procuro por informações sobre jogador de futebol em atividade que teve trombose e não obtive resposta, pode mim informar se puder obg.

  60. Rodrigo Ramos disse:

    Não tem correlação com o esporte, sim com sua tendencia a formar trombos, faça exercícios mais moderados como a musculação.
    Att

  61. Cleonice disse:

    Olá Rodrigo. Tenho trombose na perna esquerda. Sinto muita dor ao apoiar o pé no chão. Devo fazer repouso ou posso fazer caminhadas leves?

  62. Rodrigo Ramos disse:

    Olá, bom dia!
    Isso depende da recomendação do seu médico
    Att

  63. IRENE AGDA CORGOSINHO disse:

    Bom dia! Tenho trombose na veia porta, já fiz dois procedimentos de ligadura elástica no esôfago, faço várias atividades físicas, pump, jump, spinner, musculação. Doutor, eu posso fazer essas atividades?

  64. Rodrigo Ramos disse:

    Procure seu médico para essa informação
    Att

  65. Roberta Prado disse:

    Ola Rodrigo Ramos,tudo bem,tive uma Trombose seguida de um AVC esquemico a 6 anos,tomo xarelton 10mg,vou tomar pelo resto da minha vida,depois disso comecei a fazer atividade fisica diariamente,fiz por 4 anos musculaçao atualmente faço \crossfit,mas tenho algumas restricoes nao posso pular corda,caixa enfin movimentos de impacto.Gostaria de saber se tem problema de tomar creatina tomando xarelton.Fico meia receiosa,vc pode me esclacer essa duvida por favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?